O homem de alma verde

19 de fevereiro de 2013 - 17:53

Um dos pés de ipê (este em frente ao Curso de Computação) que embelezam o Campus do Itaperi, quando de sua colorida floração, que acontece uma vez por ano.

Nascido em junho de 1935, José Júlio da Ponte Filho formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez mestrado em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1968. Enquanto estudava árvores e conseguia títulos na academia, semeava filhos – um total de sete –  e seu profundo amor pelas plantas.

Tão grande era este amor pelo mundo vegetal que foi professor Livre Docente da UFC em Fitopatologia em 1978. Amor que não parava de frutificar e era incompatível com paredes. Foi professor Visitante da UECE, pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), no período de 2003 a 2005.

Seu local de trabalho na UECE não poderia ser outro: a Estação Ecológica de Pacoti. Sua carga de trabalho de 40 horas semanais era passada integralmente na serra. Na Estação Ecológica implantou a primeira horta de plantas medicinais de nossa universidade.

Logo que assumiu, foi nomeado integrante do Comitê Gestor da Estação Ecológica do Pacoti, pelo então reitor Manassés Claudino Fonteles, juntamente com os professores José Henrique Leal Cardoso, Crisanto Medeiros de Lima Ferreira, Arnóbio de Mendonça Barreto Cavalcante e Istvan Major.

O jornalista Demitri Túlio chamava o professor José Júlio da Ponte  de  “doutor, cirurgião de árvores”. Título que certamente lhe enchia do singelo regozijo típico de quem coloca o coração acima do ego, das veleidades. Afinal, como dissera o professor ao jornalista, ele estudara na UFC para ser “médico de planta”.

O homem de alma verde morreu na tarde de ontem, dia 18, e o enterro será hoje, às 16h, no Parque da Paz.