O ENADE, em 2010, avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em:

31 de agosto de 2010 - 09:45 #

Enfermagem, Medicina, Veterinária, Nutrição e Serviço Social.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições de ensino superior, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES se propõe a avaliar todos os aspectos que giram em torno dos eixos: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e demais aspectos da dinâmica universitária. Este sistema institui outros instrumentos complementares tais como: avaliação externa; Enade e avaliação dos cursos de graduação.

As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas IES, para orientação de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.  Seus objetivos são, portanto, identificar o mérito e o valor das IES, melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta e promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade das instituições e a sua autonomia.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE, tem por finalidade aferir o desempenho dos estudantes da graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Trata-se de um exame aplicado por meio de procedimentos amostrais, ao final do primeiro e do último ano do curso, com periodicidade máxima trienal. O ENADE será acompanhado de instrumento de levantamento do perfil dos estudantes (questionário socioeconômico) e será considerado componente curricular obrigatório dos cursos. Os padrões de qualidade do ENADE são estabelecidos por especialistas de todas as áreas avaliadas com o intuito de expressar maior fidedignidade ao desempenho dos alunos.

Aos estudantes de melhor desempenho no ENADE o Ministério da Educação concederá estímulo, na forma de bolsa de estudo, ou auxílio específico, ou ainda alguma forma de distinção com objetivo similar, destinado a favorecer a excelência e a continuidade dos estudos, em nível de graduação ou de pós-graduação, conforme estabelecido em regulamento.

A Universidade Estadual do Ceará considera importante a participação dos alunos no ENADE por reconhecer essa modalidade de avaliação um efetivo instrumento de política pública a serviço do fortalecimento da Educação Superior.