O CH/UECE comemora o dia do Livro e da Rosa

22 de abril de 2013 - 19:36 #

O dia do Livro e da Rosa, 23 de abril, é comemorado, em Fortaleza, também nessa data, pelo Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujos festejos chegam em sua 8ª edição, celebrando 10 anos de incentivo à leitura e amor aos livros. O CH realizou essa festa, pela primeira vez, em 2003, e a deste ano conta com várias atrações, como feirinha de livros a preços promocionais, sorteio de livros e distribuição de rosas.

Aberto ao público, o evento acontecerá no auditório do CH e na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, a partir das 9h30, com um  Bate-papo coordenado pela professora Cleudene Aragão, e o escritor, professor e editor Kelsen Bravos sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Literatura Infantil no Ceará. Na ocasião, Kelsen Bravos lançará o seu livro infantil “Cruck, Crock, Creck, Crick, Crack”.

A história do Dia da Rosa e do Livro nasceu na Catalunha, data que além de ser o dia do padroeiro, Sant Jordi (São Jorge em catalão), é também o dia da rosa e do livro. Esta tradição catalã de oferecer rosas e livros às pessoas que se estimam transformou-se numa festa que, há quase 90 anos, atrai muita gente pelos valores que traz consigo.

Todas as livrarias da cidade colocam stands nas principais ruas de Barcelona e dão descontos, enquanto os vendedores de rosas se espalham pelas praças e esquinas. Não é feriado, mas todos saem mais cedo do trabalho para comprar o presente do(a) companheiro(a) e dos amigos e familiares e a cidade ganha um clima festivo. Desde 1995, ano em que a Unesco, baseando-se nesta festa catalã, declarou o dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, diversos países já adotaram esta velha tradição catalã como uma festa a mais do seu calendário.

A Festa do Livro e da Rosa 2013 é uma realização do Instituto Travessias, GP LEER (Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) leitura do mundo) e Circuito das Letras e apoio da Secretária de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Programação no Centro de Humanidades

09h30 – Abertura e Bate-papo da Profa. Cleudene Aragão com o escritor, professor e editor Kelsen Bravos sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Literatura Infantil no Ceará. Lançamento do seu livro infantil Cruck, Crock, Creck, Crick, Crack.

15h – Cine-clube literário e debate com o filme Minhas tardes com Marguerite, cujo tema é a leitura, a cargo do Circuito das Letras e da profa. Sarah Diva Ipiranga.

17h30 – Recital de poemas catalães (e suas traduções ao português) realizado pelos alunos do Prof. Miguel Linhares, da disciplina optativa de Língua Catalã.

19h – Bate-papo com o poeta cordelista, ilustrador e editor Klévisson Viana e Lançamento dos seus livros As Aventuras de Dom Quixote em Versos de Cordel e Os Tres Mosqueteiros em cordel.

20h30 – Encerramento com apresentação musical e lançamento do novo CD do maestro Gladson Carvalho.
Obs: A assinatura na lista de presença em cada sessão de atividades dará direito posteriormente a declaração de participação com a discriminação das horas-aula correspondentes.

Programação na Biblioteca Dolor Barreira

15h às 16h – Contação de histórias para crianças, com Grupo de Conação de História da Biblioteca Dolor Barreira e participação especial de Rosana Estrela (Faixa etária de 8 a 10 anos).

17h – Bate-papo com Kelsen Bravos e os Agentes de Leitura de Fortaleza sobre a Aventura do Livro e da Leitura.

18h –  Distribuição de Rosas e Poesias, com o Templo da Poesia em frente à Biblioteca