Nutec promove palestra sobre Ensaios Acelerados de Corrosão Atmosférica

1 de abril de 2016 - 12:44

Nutec promove palestra no próximo dia 6 para estudantes, profissionais e pesquisadores da área. Carlos Alberto Maciel, engenheiro químico pela USP será o palestrante.

No próximo dia 6 de abril (quarta-feira), às 10 horas, acontecerá palestra sobre Ensaios Acelerados de Corrosão Atmosférica. Aberta ao público e acontecerá no auditório professor Telmo Bessa da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

O intuito é apresentar uma visão geral dos princípios, procedimentos e principais ensaios para simulação atmosférica acelerada.O conteúdo englobará o histórico dos ensaios; ensaios contínuos com suas vantagens e desvantagens; normalização; fatores ambientais; desenvolvimento de ensaios cíclicos e de intemperismo acelerado (Simulação Solar ), abrangendo a execução dos ensaios; além de principais cuidados que devem ser tomados em testes Cíclicos.

Essa temática tem elevado significado para a formação de futuros profissionais que estarão desenvolvendo suas atividades nessa área. O Nutec consciente do seu papel como órgão de tecnologia não se omite como difusor de conhecimento. explica Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

Carlos Aberto Maciel é Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP e possui Extensão universitária na Colorado School of Mines, no Colorado, USA. É Vice-presidente do Abimaq / Sindimaq; Foi Presidente da Câmara setorial de máquinas, equipamentos e instrumentos para controle de qualidade, ensaio e medição de 2008 à 2011. Hoje é representante do Abimaq no CBM Comité Brasileiro Metrologia e superintendente do CB-04 Comité Brasileiro de Máquinas e equipamentos Mecânicos. Foi Membro do Conselho Deliberativo de 2013 à 2018 w é membro participante do CB 43 Corrosão Atmosférica e dos Comitês G01 ( corrosão ) e D01( tintas ) e G03 ( durabilidade ) CM/cm.

Para participar basta realizar ou confirmar sua inscrição através do telefone (85)31012452 ou dos e-mails   eventos@nutec.ce.gov.br e   vilaci.noronha@nutec.ce.gov.br. O Nutec fica no Campus do Pici, na Rua Professor Rômulo Proença, s/n, ao lado da Embrapa.

Fonte: Nutec