Núcleo de Libras encerra primeiro trimestre de funcionamento com avanços na Uece

27 de abril de 2018 - 13:10

Em apenas três meses de atividades, o Núcleo de Libras da Uece apresenta avanços que beneficiam não apenas alunos da instituição, como também a comunidade

Com o início das atividades em 2 de janeiro de 2018, o Núcleo de Libras (NEL) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) chegou ao fim de seu primeiro trimestre de funcionamento.

Criado para atender às demandas da instituição, bem como à Lei Federal nº 10.436/2002 (Lei de Libras), o NEL tem entre seus objetivos apresentar soluções para oferta da disciplina de Libras nos cursos de graduação; executar cursos de Libras para gestores, professores e funcionários da Uece e comunidade; e discutir e programar estratégias para acesso e permanência de alunos surdos na universidade.

Entre as conquistas da Uece, por meio do NEL, tem destaque a oferta da disciplina de Libras para os cursos de graduação, na modalidade Educação à Distância (Ead).

Esse era um desafio da universidade, diante da dificuldade para preenchimento do quadro de professores da disciplina, devido ao reduzido número de professores capacitados para lecionar Libras. Em processos seletivos para professores há sempre sobra de vagas, pois os candidatos que se apresentam não preenchem os requesitos mínimos necessários para ministrar a disciplina.

Libras será preferencialmente oferecida na forma presencial, porém, onde não houver professor, haverá a oferta em EaD, contribuindo com que nenhum aluno da Uece deixe de concluir seu curso por falta da disciplina.

A proposta EaD voltada para a graduação já está em desenvolvimento em 11 turmas. As aulas são preparadas com o apoio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate). Os primeiros estudantes dessas turmas deverão concluir a disciplina em junho de 2018.

O NEL tornou possível ainda a disciplina à distância para os alunos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece), que estavam em fase final de seus cursos e colaram grau no último mês de fevereiro.

Grandes conquistas também para a pós-graduação. Foi aprovado no colegiado do Curso de Química e no Conselho do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o projeto de curso de Especialização em Libras, com previsão para início em agosto de 2018, após aprovação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

Para o benefício de toda a comunidade da Uece, está sendo articulada contratação de intérpretes temporários para atender às demandas da instituição, a exemplo da aluna surda Mariana Hora, que iniciou seus estudos no Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS).

Na extensão, foi iniciado no último mês de março o Curso de Libras, voltado para alunos e professores da Uece e também para o público externo. As aulas seguirão até dezembro de 2018.

Além do Curso de Extensão em Libras, foi concluída no último mês de abril, a primeira turma do Curso Básico de Libras, oferecida pela CPAcesso. Agora, a Comissão conta com a parceria do NEL, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Sate, oferecendo duas turmas de Libras – básico e intermediário -, voltadas para funcionários técnico-administrativos e professores da Uece.

De acordo com a coordenadora do NEL, professora Cléia Rocha de Sousa Feitosa, passos importantes foram dados, “oportunizando o acesso ao conhecimento e a difusão da Libras na comunidade ueceana”. Cléia ressaltou ainda os benefícios deixados para a sociedade por meio do curso de Especialização. “Possibilitaremos formação continuada de professores da rede pública e/ou particular para o conhecimento da língua”, destaca.

O projeto de criação do NEL foi aprovado no último dia 5 de março, pelo Conselho Universitário (Consu), por meio da Resolução nº 1409/2018. Além desses avanços, outros então em fase de elaboração:

– Implantação da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura que não a possuem em seus cronogramas;
– Estudo para possíveis ajustes das ementas da disciplina de Libras dos cursos de graduação e número de alunos por turmas;
– Padronização da carga horária das disciplinas de Libras dos Cursos de Graduação;
– Reunião entre professores de Libras da Uece, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência (CPAcesso) e Reitoria;
– Levantamento da necessidade de professor substituto de Libras nos Centros e Faculdade (capital e interior);
– Organização do processo de seleção para professor substituto de Libras nos Centros e Faculdades (Capital e Interior);
– Oferta de duas turmas de Libras, em parceria com o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), que funcionarão aos sábados, aberto ao público em geral.

Para concretização de mais conquistas, o NEL contará com equipe composta por coordenador e vice-coordenador, professores, intérpretes, auxiliar administrativo, monitores, tutores e colaboradores. O Núcleo conta com o apoio e parceria da CPAcesso, Sate, Proex, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Departamento de Informática (DI).