Nuafro/Uece promove II Seminário Afrocearensidade

22 de novembro de 2016 - 12:48

 

alt

 

“Cultura afrobrasileira e participação democrática: lutas na promoção da igualdade racial”. Esse é o tema do “II Seminário Afrocearensidade: diálogos com a negritude do Ceará”, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 23, promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro/Uece). O evento, que faz alusão ao Dia da Consciência Negra, acontecerá a partir das 8h, no Auditório Central, Campus Itaperi.

A ideia do Seminário surgiu de debates do Nuafro com a Coordenadoria de Política de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR). Nesses encontros foi apontada a importância de mostrar à sociedade que não há espaço para estigmatização, preconceito ou qualquer forma de repressão ou de exclusão à população negra, a qual tanto ensina com suas batalhas, com suas vivências, com sua cultura e com suas resistências. Portanto, dialogar com a negritude do Estado do Ceará emerge como prioridade do referido seminário.

Portanto, com o objetivo fomentar a discussão sobre as relações étnico-raciais no contexto cearense, tendo em vista a negação histórica da existência da população negra no Ceará, o curso de Serviço Social convida a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e culturais, as organizações de Defesa dos Direitos Humanos e a comunidade em geral a participarem do evento.

Os interessados devem realizar inscrição no site do Seminário ou de forma presencial até o horário de início da programação. As vagas são limitadas.