Novos servidores estão preparados para iniciar trabalho na Funece

16 de janeiro de 2018 - 13:20

Após curso de formação, realizado no período de 4 a 12 de janeiro, mais de 100 novos servidores técnico-administrativos estão preparados para dar início aos trabalhos na Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

O curso “Iniciação ao Serviço Público na Funece”, voltado para os aprovados no primeiro concurso público de servidores técnico-administrativo da Fundação, aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e no Campus Itaperi da Uece.

alt

O evento teve como objetivo apresentar aos novos servidores a estrutura do Poder Executivo, o modelo de gestão do Estado, o sistema de gestão de pessoas estadual, o processo educacional em gestão pública e o controle interno, além da estrutura, modelo de gestão e os órgãos internos do sistema Uece/Funece.

Foram sete dias em que gestores e representantes da Seplag, da Escola de Gestão Pública (EGP) e dos principais órgãos da Administração Superior da Uece, Pró-Reitorias e departamentos administrativos contribuíram para que o objetivo proposto fosse atingido.

alt

Para a nova servidora que será lotada na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), Edivânia Martins, o curso foi fundamental. “Foi bastante esclarecedor, pois nos apresentou uma visão geral da Universidade”. Edivânia falou ainda do desafio que terá em sua vida profissional e pessoal. “Será uma experiência de vida. Vou sair de Fortaleza, onde moro com minha família, e vou morar sozinha em Limoeiro do Norte. Quero também continuar estudando e fazer um mestrado”.

alt

Francisca Walessa da Silva Nunes, que será lotada no Centro de Educação (CED), em Fortaleza, é uma das mais jovens servidoras. Com apenas 21 anos de idade, Walessa está empolgada e aprovou o curso. “Achei que foi muito útil para conhecer a universidade, saber o que os principais departamentos fazem, quais procedimentos a seguir agora. Esse foi um emprego que pleiteei, há muito tempo vinha estudando. Tenho, inclusive, expectativa de fazer graduação aqui mesmo na Uece”.

O encerramento do evento aconteceu na última sexta-feira (12), no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no Campus Itaperi, com a participação do reitor Jackson Sampaio e do vice-reitor Hidelbrando Soares, que estiveram também presentes em outros momentos do curso.

alt

O vice-reitor ressaltou as expectativas da chegada dos novos servidores à Universidade. “Essa é uma mudança muito significativa na vida da universidade. Vocês já fazem parte do livro da história da Uece, com a realização do primeiro concurso público para servidores técnico-administrativos. A presença de vocês significa ter um ambiente de renovação em cada centro, faculdade ou departamento que irá recebê-los”, disse Hidelbrando Soares.

alt

“Temos a missão de produzir conhecimento e formar pessoas. Sempre olhe para o estudante como o motivo de você ter esse emprego. Olhe para a sociedade como ‘seu patrão’. (…) Valorizem a força de trabalho de vocês, vão à luta pelos direitos, mas pensem também como cidadãos, como trabalhadores de uma universidade pública, com um conjunto de compromissos e um conjunto de deveres”, destacou o reitor Jackson Sampaio.

Esse foi o primeiro curso de formação para os novos trabalhadores da Funece. Outros serão preparados com o objetivo de melhor orientá-los quanto à execução do trabalho no setor público e na universidade.

alt

De acordo com diretora do Departamento de Pessoal, Rosangela Araujo da Silva, “o curso é importante, pois a maioria dos servidores que estão assumindo não teve nenhum contato com o serviço público. É a primeira experiência. E o serviço público, por ser formal, apresenta uma série de normas que a gente precisa orientar e ensinar. Somado a isso, nós estamos falando da Fundação Universidade Estadual do Ceará, que é outro mundo dentro do serviço público estadual”.

alt

Os servidores se apresentam aos setores de lotação a partir desta segunda-feira (15). Eles foram distribuídos em todas as unidades do sistema Uece/Funece, na capital e no interior do estado.

Segundo o diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec/Uece), professor Isaías Batista, a unidade acadêmica de Tauá terá grande crescimento. “Teremos um incremento de mais de 200% no nosso quadro de servidores efetivos do estado. A Direção poderá dar uma estrutura e um organograma administrativo definindo cargo e função, sabendo que haverá uma pessoa pra responder por cada setor. (…) Nós vamos ter um 2018 espetacular!”, comemora o diretor.

No campus de Iguatu não será diferente. “Tínhamos apenas quatro servidores efetivos até o primeiro se aposentar. (…) Com a chegada desses novos funcionários vamos poder colocar todos os setores para funcionar de maneira mais adequada”, declara o diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), Gladeston da Costa Leite.

A Uece receberá ainda outros 34 aprovados no concurso, convocados dentro dos critérios previstos em lei, pois alguns solicitaram prorrogação de prazo para a posse e outros desistiram de assumir, o que leva à convocação dos classificados na ordem sequencial.