Novos Policiais Militares formados pela UECE tomam posse

6 de setembro de 2010 - 16:33 #

1.591 policiais militares formados pela UECE tomam posse nesta quarta-feira (08/09), em solenidade com Juramento da Bandeira, no Centro de Convenções do Ceará. A formação desses novos policiais foi objeto de convênio entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e realizada sob a Coordenação Executiva dos professores José Nelson Arruda Filho (Diretor do Centro de Educação-CED), Germana Costa Paixão, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Marcondes Cavalcante França,  do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Membro da Comissão Executiva do Vestibular).

O Curso de Formação Profissional (CFP) oferecido aos policiais ocorreu durante todo o 1° semestre de 2010, com o desenvolvimento de uma carga horária de 1.020 horas/aulas, seguindo a matriz curricular estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP, que fundamenta-se em três eixos temáticos: ensino fundamental, ensino profissionalizante e ensino complementar.

No eixo temático, os alunos aprendem conceitos fundamentais de Direito Civil, Direitos Humanos, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, noções de Sociedade, Ética, Cidadania, Fundamentos psicossociais do fenômeno da violência dentre outros.

Já o módulo profissionalizante abordou procedimentos, sistemáticas e técnicas específicas da profissão, tais como Legislação Militar, Telemática, Armamentos e equipamentos letais e não letais, Técnica Policial Militar, Emergências Médicas, Tiro defensivo e Direção veicular. E no eixo do ensino complementar o aluno foi apresentado a vários seminários temáticos como a problemática das drogas no Ceará e à vivência em situação real da Ação Policial Supervisionada.

Trabalharam no Curso de formação aproximadamente 800 professores, entre civis e militares que atuaram em 58 turmas distribuídas pelas diversas Instituições Militares situadas em Fortaleza e região metropolitana (Eusébio, Maracanaú e Caucaia).

Para melhorar a capacitação desses profissionais, o Curso de Formação Profissional realizado sob a Coordenação da UECE, primou por alguns diferenciais inéditos na formação dos policiais militares do nosso Estado, tais como o aumento das aulas práticas de Tiro Policial defensivo, com cada candidato cumprindo uma jornada de 250 tiros (entre armas de calibre 38 e .40), aulas práticas de Direção Veicular no Autódromo do Eusébio, onde os alunos tiveram o primeiro contato com as viaturas em que irão trabalhar e fizeram na prática o percurso de várias manobras com o objetivo de familiarizá-los com a mecânica e tecnologia das Hilux e capacitação no Curso de Condução de Veículos de Emergência, preconizado no artigo 145 do Código Brasileiro de Trânsito, ministrado pelo DETRAN/CE.

Também foi nossa preocupação inserir na matriz curricular conteúdos ainda pouco explorados na formação dos policiais locais como a Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei do Silêncio e Lei do Desarmamento e estudo da teoria do isolamento e preservação do local do crime.

O Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, teve a participação de 2.229 alunos, dos quais 1.591 chegaram ao final com sucesso e ingressarão na Polícia Militar do Ceará nesta quarta-feira, onde irão atuar prioritariamente na expansão do Programa Ronda do Quarteirão nas cidades com mais de 50.000 habitantes e fortalecer o quadro de profissionais da polícia ostensiva do estado.

A realização de mais esse Curso de Formação de Policiais solidifica a parceria de quase uma década entre a UECE e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, uma vez que o Centro de Educação já desenvolveu vários trabalhos anteriores na formação de soldados e oficiais das Polícias civil e Militar, contribuindo na construção de uma polícia mais cidadã e auxiliando a Universidade na sua missão de formar profissionais para atuação nos diversos segmentos da sociedade cearense.