Novos estudantes da Uece são recepcionados na Semana de Integração

6 de fevereiro de 2018 - 17:51

Os novos alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram recepcionados durante a abertura da Semana de Integração, realizada na noite de segunda-feira (05/02) e na manhã desta terça-feira (06/02), no Auditório Central da instituição. O evento inicia o semestre letivo 2017.2.

alt

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, deu as boas-vindas aos discentes. “Essa universidade os recebe e vocês têm um pouco a tarefa histórica de carregar a carruagem do fogo olímpico dessa universidade. Ela também está entregue agora nas mãos de vocês”, afirmou. Durante a fala, o reitor apresentou um panorama histórico da formação das universidades no mundo.

Além disso, Jackson Sampaio falou sobre as lutas e conquistas desde a fundação da Universidade, em 1975, que foram base para que a Uece hoje seja considerada a melhor universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

alt

Para o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares, a instituição “se tornou um grande patrimônio do povo cearense e do povo brasileiro”. Ele ressaltou a formação, ao longo desse anos, de “profissionais de qualidade em várias áreas de conhecimento”.

Além disso, Hidelbrando Soares elogiou a participação da Uece na produção de conhecimento, com a consolidação dos cursos de pós-graduação a partir dos anos 1990. “A universidade que queremos precisa ser construída por todos que fazem a instituição e, mais do que isso, pela sociedade como um todo”, defendeu.

alt

O pró-reitor de Graduação, Jefferson Teixeira, lembrou o privilégio dos alunos em estarem iniciando os estudos em uma universidade pública, pois poucos têm acesso ao ensino superior no Brasil. “Se orgulhem da conquista que é estar aqui”, parabenizou.

Ele também estimulou os alunos a participarem das mais diferentes atividades da instituição que, além do ensino, conta com variados projetos de pesquisa e extensão. “Em nenhum outro lugar você terá a possibilidade de navegar entre esses diferentes espaços”, comentou.

alt

Já o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, garantiu que “apesar de todas as dificuldades, somos uma universidade de qualidade”. Ele ainda apresentou as atividades desenvolvidas pelo setor, como a concessão de bolsas de estudo e permanência universitária; o desenvolvimento de programas de atenção à saúde do estudantes; a implantação de grupos de apoio psicossocial; a parceria com a Prefeitura de Fortaleza para oferta de vagas em creches para alunas da Uece; além da gestão dos restaurantes e refeitórios universitários.

O pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira da Silva, explicou que “a extensão universitária é a cara da universidade que se volta para a comunidade”. Ele informou que as atividades se dividem em quatro tipos: projetos e cursos de extensão, eventos (artísticos, esportivos, acadêmicos) e prestação de serviços. Também são ofertadas, por meio da Pró-Reitoria, bolsas para a orquestra e banda sinfônica, para a iniciação artística, além das voltadas para a extensão, distribuídas em todos os cursos.

alt

Representando o corpo discente, a estudante de Nutrição Chrislei Rocha estimulou a participação nas atividades desenvolvidas em toda a universidade e no movimento estudantil. “Que a gente continue na luta por uma educação pública de qualidade e que chegue a mais pessoas”, defendeu.

Para os calouros, o momento foi de confraternização, aplausos e comemorações, inclusive com estouro de balões durante a chamada dos cursos. A aluna Lea Joyce, que vai iniciar a graduação em Administração, comentou que o perfil da universidade e presença de amigos que já estudam na instituição foram determinantes na escolha de onde cursaria o ensino superior. Já a nova estudante de Medicina Veterinária, Lívia Tavares, elogiou a apresentação feita na abertura da Semana de Integração. “Achei bem produtivo e importante para quem está iniciando”, disse.

alt

Durante os eventos, os estudantes acompanharam as apresentações dos grupos Doce de Flautas e Duo de Piano e Saxofone, ambos formados por alunos do curso de Música da Uece. Na noite de segunda, também foi ministrada palestra pelo coordenador de Pós-Graduação do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), professor Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, com o tema: “Técncias de Aprender Habilidades e Competências: Aproveitando sua Graduação.”

alt

Também participaram da abertura o chefe de Gabinete da Reitoria, Edmar Pereira; a diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante; o diretor da Faculdade de Veterinária, José Nailton Bezerra Evangelista; a vice-diretora do Centro de Educação, Célia Maria Machado de Brito; e o estudante de Matemática, Mateus Stefan.

A Semana de Integração terá prosseguimento até a próxima sexta-feira (09/02) com atividades realizadas pelos centros/faculdades e coordenações de cursos.