Novo reitor da Uece toma posse

20 de janeiro de 2021 - 09:09 # #

O novo reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hildebrando dos Santos Soares, tomou posse no último dia 15, no Salão Nobre dos Conselhos Deliberativos Superiores da Instituição, com o compromisso do governador Camilo Santana, que participou virtualmente da solenidade, de brevemente assinar a ordem de serviço para a construção do primeiro hospital universitário público estadual, no campus Itaperi.

Ao lado do vice-reitor empossado, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, o novo reitor ouviu ainda do governador Camilo Santana o seu compromisso de manter a política de valorização do ensino superior estadual, buscando a parceria da Uece para enfrentar os desafios, como o da crise sanitária que se abateu sobre o mundo.

Segundo Camilo, a pandemia da Covid-19 evidenciou as desigualdades sociais no Brasil e no estado do Ceará, em função das medidas de isolamento social. Segundo o Governador, a população cearense de baixa renda foi socorrida com o auxílio emergencial, representando R$ 1,4 bilhão por mês na economia do estado. Por isso, o Governo do Estado, conforme relatou, ampliou os benefícios do programa mais infância e do crédito destinado às microempresas.

Ele pediu o apoio da Uece, por sua qualidade nos serviços oferecidos à sociedade cearense, na campanha de vacinação para combater o novo coronavírus, responsável pela Covid-19. Lembrou que 82% da população do estado utilizam o Sistema Único de Saúde – SUS, dimensionando as políticas públicas sociais do Governo do Estado.

Disse que um dos grandes desafios mais urgentes é o retorno das aulas presenciais no ensino público e superior, com a garantia da segurança para os professores e alunos.

Por sua vez, o Secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda destacou a excelência das atividades da Uece, que se mantém há 10 anos como a primeira instituição estadual de ensino superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A referência nacional da Uece foi a escolha da chapa que teve mais votos da comunidade acadêmica, na eleição do novo reitor. Inácio Arruda agradeceu ao Governador pela reafirmação do seu compromisso com a democracia, diante do que o país tem enfrentado ultimamente na esfera federal.

Ao receber o cargo de reitor da professora doutora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, que assumiu o cargo de reitora pro-tempore, o professor Hildebrando dos Santos Soares reafirmou seu compromisso de campanha de trabalhar com determinação e coragem para fazer a Uece uma instituição mais democrática, mais inclusiva e mais inovadora.

Reafirmou sua decisão de atuar para planejar e propor solução para os problemas para o enfrentamento da atual crise sanitária que afeta o mundo e desenvolver ações que tenham compromisso com o desenvolvimento econômico  e social do estado. Disse que entre as prioridades constam a retomada das obras paralisadas desde o início da pandemia e a construção do complexo hospitalar, a partir do primeiro hospital universitário público do Governo do Estado, conforme o governador Camilo Santana anunciou.

Compareceram a solenidade as seguintes autoridades:ex-reitor, Jackson Sampaio, o novo chefe de gabinete da Reitoria, Altemar da Costa Muniz; reitor da Universidade Regional do Cariri ( URCA),  Francisco do Ó de Lima Júnior ; reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz  Lange Ness; ex-chefe de gabinete da Reitoria, Jerffeson Teixeira de Souza; além de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação que estavam acompanhando todo o evento pelo facebook oficial da UECE.

Fotos: Chico Gomes.