Novo projeto da PPGE favorece pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente

21 de março de 2013 - 12:50

A professora Isabel Sabino, do Centro de Educação (CED), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), teve seu projeto “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)” aprovado no programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto teve início em março deste ano e terá duração de 48 meses.

O projeto articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação de três universidades públicas: Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS, da UECE/Ceará), liderado pela professora Isabel Sabino; Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), de Minas Gerais); e, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Docentes da Educação Básica que atuam no PIBID em São Paulo (São Paulo, Guarulhos e Diadema), Ceará (Fortaleza, Limoeiro do Norte, Crateús, Tauá e Crato) e Minas Gerais (Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca e Diogo Vasconcelos) constituem o universo a ser investigado, do qual será selecionado um grupo representativo desse segmento, entre 15% e 30%.

Com isso, será possível atingir dois dos objetivos do projeto: organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste, produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID, assim como para fomentar novos estudos,  e também de favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação no eixo Nordeste e Sudeste.

O terceiro objetivo, como ressalta a professora Isabel Sabino, é identificar aspectos da experiência formativa do PIBID aos quais possam ser atribuídos contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão.

Segundo a professora da UECE, o projeto condensa indagações sobre como os professores se desenvolvem, assumindo como foco a contribuição do PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que participam do programa desde 2007 como coformadores, vivenciando também processo continuado de formação e desenvolvimento centrado na escola. Questiona ainda a formação vivenciada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino.

No Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da  UECE o projeto vincula-se à Linha de Pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação, agregando 11 pesquisadores do Programa, ressalta a professora.

O projeto aporta bolsas de pesquisa para mestrandos, doutorandos, professores da educação básica e graduandos, bem como recursos de custeio e de capital. Cada Programa recebe três bolsas para doutorandos, três para mestrandos, seis para professores da Educação Básica e seis para alunos de graduação.