Novo edital do Pibid concederá 72 mil bolsas para universidades brasileiras

5 de agosto de 2013 - 12:52 #

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou sexta-feira, 2, o edital n°61/2013, que selecionará propostas de projetos a serem apoiados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Com este edital, o programa chegará à concessão de 72 mil bolsas, sendo que 10 mil delas serão destinadas, pela primeira vez, a alunos de licenciatura do Programa Universidade para Todos (ProUni) e aos professores envolvidos na sua orientação e supervisão. Segundo a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmem Moreira de Castro Neves, as instituições de ensino superior privadas são as responsáveis por formar um número relevante de professores que atuam na rede pública de educação.

A solicitação de senha para o cadastramento da proposta de projeto deverá ser feita pela Coordenação Institucional do PIBID UECE, no período de 12 de agosto a 25 de setembro. Serão selecionados projetos institucionais de iniciação à docência que visem ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica.

Inscrição

As propostas deverão ser inscritas pela Coordenação Institucional do PIBID UECE a partir das 14h do dia 19 de setembro de 2013 até as 18h do dia 4 de outubro de 2013, por meio de formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado Capes (SiCAPES).

Para o desenvolvimento dos projetos, serão concedidas 72 mil bolsas a alunos dos cursos de licenciatura e a professores das instituições de ensino superior e das escolas da rede pública de ensino. De acordo com o edital, o início das atividades dos projetos será até março de 2014.

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Maiores informações com a Coordenação Institucional do PIBID UECE, pelo telefone (85) 3101 9874, pelo email pibid@uece.br ou no site do PIBID UECE.

Fonte: Capes, com informações da Coordenação Institucional do PIBID UECE