Novo Concerto da Orquestra Sinfônica da UECE

18 de julho de 2012 - 16:44 #

IX Festival Música na Ibiapaba 2012

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), sob regência do maestro Alfredo Barros com a participação do solista Carlinhos Patriolino, e os convidados Cainã Cavalcante, Alexandre Bastos, e Igor Ribeiro, apresenta-se em Viçosa do Ceará, a 365 km de Fortaleza, no Concerto de Abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012. O concerto será realizado dia 21 de julho de 2012, (sábado), no Palco do Céu (ao ar livre), às 21h. No repertório: Luiz Gonzaga, Bizet, Radamés Gnattali, e Lorenzo Fernandez.

A OSUECE teve seu início em agosto de 2009 e tem um conjunto de obras variado em seu repertório de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividades composicionais no Bacharelado em Composição da UECE, como arranjos e adaptações de grandes obras populares, e obras do repertório tradicional sinfônico. A OSUECE é formada por cinquenta músicos, distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A Orquestra é dirigida artisticamente e regida pelo prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, Texas – EUA.

O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988. Os músicos se reúnem quatro vezes por semana e participam de dinâmicos ensaios no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperí,  quartas e sextas-feiras (13h30 às 17h) e terças e quintas-feiras (18h às 21h). Este projeto, mesmo muito recente, com menos de três anos de existência, já tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OSUECE o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A Cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012, apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho do jovens  músicos da orquestra.

O projeto é uma ação de ensino, pesquisa e extensão, que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE, é sobretudo uma orquestra jovem que tem compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

A Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis, de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenação do Curso de Música, Núcleo Gráfico da UECE e a Fundação Eleazar de Carvalho têm dado importantíssimo apoio à orquestra. Além desses apoios, contamos ainda, com apoio da Empresa Aço Cearense, da Bandeirantes Mídia Exterior e da agência 101º Macaco (Comunicação e Marketing de Marcas).

Contatos para Imprensa:
Caio Ramires