Novo campus da FAEC/UECE está com obras adiantadas

29 de abril de 2021 - 11:51 #

O município de Crateús será beneficiado com um novo campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A obra, que foi dividida em duas etapas, está em andamento, com 40% de conclusão da primeira fase. Após a conclusão dessa fase, o campus já poderá receber as atividades atuais da FAEC, atendendo aos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Química, além de dois cursos EaD, Geografia e Ciências Contábeis. O novo campus contará com blocos de sala de aula, bloco administrativo, restaurante, biblioteca, guarita e caixa d’água, totalizando mais de quatro mil metros quadrados.

Perspectiva da Biblioteca

Já a segunda etapa da obra, que ocorrerá a médio prazo, abrange a ampliação dos cursos ofertados pelo campus, podendo chegar a até 14 cursos de licenciatura (Geografia, História, Pedagogia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Educação Física, Sociologia, Filosofia, Música e Artes (Artes Visuais, Dança e Teatro). Com a finalização dessa etapa, o campus contará com mais oito mil metros quadrados, contemplando prefeitura, auditório, bloco de laboratórios, mais salas de aula, centro de convivência, ginásio e salas de coordenações e professores.

Com um investimento de mais de R$ 10 milhões do Governo do Estado, o novo campus vem garantir um espaço mais moderno e mais adequado às atividades acadêmicas para os alunos da UECE do campus de Crateús.

Perspectiva Blocos Salas de Aula

Segundo o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, é um compromisso da gestão dar andamento às obras de infraestrutura em todos os campi da UECE. “O novo campus da FAEC será o nosso modelo de arquitetura para os campi da UECE no interior. Com a autorização do governador Camilo Santana para preparar a licitação da 2ª fase, teremos um campus totalmente estruturado e equipado que permitirá a ampliação das atividades da FAEC na região do Sertão de Crateús. São novos cursos de graduação e, em seguida, de pós-graduação que poderemos oferecer à juventude cearense, ampliando e fortalecendo a atuação da Universidade no interior do estado. O novo campus permitirá aliar a qualidade acadêmica, já instalada, à qualidade infraestrutural, com vistas a trazer mais modernidade à FAEC por meio de estruturas adequadas às necessidades da comunidade acadêmica e as expectativas da juventude do Sertão de Crateús”, comenta.

UECE em Crateús

A unidade de ensino em Crateús foi fundada em 1983, com a criação do Curso de Pedagogia, instalado provisoriamente em um prédio cedido pela Prefeitura. No ano de 1984, o curso foi reconhecido, e, então, criada a Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), que, por mais de oito anos, funcionou como extensão da UECE. Durante 19 anos, a Faculdade ofertou apenas o curso de Licenciatura em Pedagogia e, em 2002, iniciou a oferta de Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química.

A Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) oferta, atualmente, quatro cursos de graduação: Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Química, além de funcionar como polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com os cursos de Licenciatura em Geografia e de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Com a expansão do campus, a Universidade Estadual do Ceará em Crateús deverá ampliar o número de cursos para os estudantes da região.