Nove de setembro é Dia do Administrador

9 de setembro de 2014 - 12:46

Em 1965, no dia 9 de setembro, foi assinada a Lei nº 4.769, que criou a profissão de Administrador. Por este motivo, aquela data foi instituída como o “Dia Nacional do Administrador”, efeméride que por, por sua vez, foi instituída pela Resolução do Conselho Federal de Administração (CFA) nº 65, de 9 de dezembro de 1968.

A profissão de administrador foi regulamentada há 49 anos, mas há 57 anos um grupo de intelectuais cearenses, tomando como modelo a Escola de Administração do Estado de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), resolveu replicar essa iniciativa em nosso Ceará.

Inicialmente privado, o curso foi já em 1960 encampado pelo Governo do Estado, mesmo ano em que obteve a autorização federal de funcionamento, lançando em 1961 a sua primeira turma de Administração Pública como Escola de Administração do Ceará (EAC) e em 1975 foi encampado pela recém-criada Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A concorrência pelas 80 vagas  do Curso de Administração da UECE é sempre muito acirrada. No Vestibular 2014.1, 1811 vestibulandos inscreveram-se para conseguir uma das 40 vagas do turno diurno (45,28 concorrentes/vaga) e 1281 para o turno noturno (32,03).

O Departamento de Ensino e Graduação (DEG) informa que no período de 1977 a 2013.2 a UECE formou 5,382 administradores de empresas, 685 administradores públicos e 307 administradores hospitalares.

O Curso de Administração da UECE ocupa a 56ª posição entre os 1.484 cursos de Administração, portanto está entre os 5% melhores do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha 2014, divulgado segunda-feira, dia 8.

No mesmo ranking, o curso está em 11o. lugar na Avaliação do Mercado, em 119o. em Qualidade de Ensino, em 32o. no ENADE e em 1o. em professores com dedicação integral e parcial. “No quesito Doutorado e Mestrado é que ficamos em 480o., posição que muito em breve deverá ser alterada positivamente quando da aprovação do nosso Programa de Administração (doutorado e mestrado)”, esclareceu o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor Vladimir Spinelli.

A UECE congratula todos os profissionais egressos de suas salas de aula em particular e os demais formados por outras instituições de ensino.

Curso de Administração da UECE comemora 57 anos