Nova pró-reitora de Graduação e procurador institucional tomam posse

4 de junho de 2018 - 13:49

alt

A nova pró-reitora de Graduação (Prograd), Mônica Cavaignac, e o novo procurador Educacional Institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jerffeson Souza, tomaram posse nos respectivos cargos na manhã de sexta-feira (01/06), no Gabinete da Reitoria.

Durante a cerimônia, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, ressaltou as qualidades da nova pró-reitora, reconhecida como uma pessoa com capacidade de ouvir e de conversar. Ele apresentou ainda algumas discussões que precisam ser feitas na Prograd, como a preparação para início de funcionamento das licenciaturas em Artes Visuais e em Computação no novo campus avançado em Mombaça; a inclusão da licenciatura em História na Faculdade de Educação de (Crateús) no Vestibular 2019.1; e a possibilidade de início das atividades do curso de Terapia Ocupacional, em Fortaleza, a partir do próximo ano.

Mônica Cavaignac, que já trabalhava como coordenadora da Célula de Assessoramento Pedagógico da Prograd, substitui Jerffeson Souza. Para ela, o foco agora é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado e manter o máximo possível da equipe. “Como já estava trabalhando como coordenadora da Célula, então estou par de muitos desses projetos e metas que a gente e o professor Jerffeson já havia lançado no início da gestão”, comentou.

alt

Entre os projetos, ela citou a oferta de bolsas da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Para os próximos anos, estão, no horizonte da Prograd, a oferta de vagas para professores efetivos e substitutos nos programas de Pós-Graduação strictu sensu nas disciplinas didáticas; institucionalização, no calendário da Uece, da Semana Pedagógica; e alinhamento das matrizes curriculares dos cursos nas diversas áreas de conhecimento, adequando-as à Base Nacional Comum Curricular.

Já Jefferson Souza, que ficou à frente da Prograd de junho de 2016 a maio de 2018, afirma que “mesmo diante das grandes dificuldades, impostas pelos cortes orçamentários, conseguimos aproximar a Prograd das coordenações de cursos de Graduação, trabalhando em parceria na proposição e execução de diversos projetos.”

alt

Como exemplo, ele cita o Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD); a revisão de diversas normas relacionadas à Graduação; a criação e implantação do Programa de Educação Tutorial (PET) da Uece; a realização dos encontros de Práticas Docentes e de Estágio Supervisionado.

Na Procuradoria Institucional, ele comenta que o objetivo é “garantir a qualidade dos dados sobre a Uece compartilhados com o MEC e o Inep e promover a realização do Enade por nossos cursos de Graduação.”

Também participaram da reunião o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares; os pró-reitores de Extensão, Fernando Roberto, de Políticas Estudantis, Emerson Mariano, de Administração, Carlos Heitor Sales, e de Planejamento, Fernando Santos; a diretora do Departamento de Pessoal (Depes), Rosângela Araújo; Gildácio Sá, representando a Procuradoria Institucional; e Paula Andrea Rolim Costa, representando o Escritório de Cooperação Internacional (Ecint).

Perfil dos novos gestores

Mônica Duarte Cavaignac

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá. É mestra em Educação e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Uece. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/Uece) e pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Uece).

Jerffeson Teixeira de Souza

Recebeu o título de PHD em Ciência da Computação pela School of Information Technology and Engineering (SITE) da University of Ottawa, Canadá. É professor associado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), já tendo ocupado as pró-reitorias de Graduação da e de Pós-Graduação e Pesquisa (2012-2016), além de já ter sido diretor de Pesquisa da Uece (2011-2012), coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da Uece (2009) e coordenador geral do Mestrado Integrado Profissional em Computação Aplicada Uece/IFCE – MPCOMP (2007-2010). Atualmente é coordenador dos Grupos de Otimização em Engenharia de Software (GOES) e Padrões de Software (GPS) e da Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software da Uece.