Nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará visita Uece

8 de março de 2019 - 14:21

A nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEEC), professora Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, visitou a Universidade Estadual do Ceará (Uece) no último dia 1º de março. A professora Ada Pimentel foi recebida pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio, pelo Procurador Institucional Educacional, Jerfesson Teixeira de Souza, e pela pró-reitora de Graduação, Mônica Cavaignac.

Durante o encontro na Reitoria da Uece, campus Itaperi, ficou estabelecida a continuidade da parceria entre o Conselho de Educação e a Universidade, no sentido do acompanhamento dos processos de atualização e reconhecimento dos cursos de graduação da UECE, bem como da promoção do debate sobre a legislação e os temas educacionais atuais, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, e referência obrigatória para a elaboração dos currículos e propostas pedagógicas.

Desse modo, foram discutidas questões referentes à revisão e regulamentação dos projetos pedagógicos de cursos e à capacitação profissional docente, principalmente no âmbito das Licenciaturas, sendo pactuados alguns encontros, encaminhamentos e fluxos, sobretudo relativos ao processo de avaliação dos cursos.

Ada Pimentel, integrante do CEE, tem uma longa passagem pela educação pública do Estado. Sobralense, filha da professora Jacira Pimentel Gomes, por alguns anos foi dirigente do maior colégio público da Zona Norte do Estado. O ex-presidente do CEE, Padre José Linhares, também tem uma ligação de muitos anos com a Educação na cidade de Sobral, onde dirigiu um dos dois tradicionais colégios criados pela Diocese de Sobral, o Colégio Sobralense, antes de ser deputado federal.

O Governador Camilo Santana nomeou Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Presidente, integrante da estrutura organizacional do Conselho Estadual de Educação, a partir de 01 de fevereiro de 2019.