Nova entrada no Campus Itaperi facilitará acesso ao Hospital Veterinário e Complexo Poliesportivo

5 de junho de 2018 - 16:28

alt

O campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) contará, a partir do dia 23 de julho, com mais um portão de acesso. A nova entrada favorecerá, principalmente, a comunidade que busca os serviços do Hospital Veterinário, bem como aos usuários do Complexo Poliesportivo, além de facilitar o acesso para quem procura os cursos situados nessa região do campus. A entrada está localizada na Rua Betel, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A estrutura integra a primeira etapa das obras de urbanização do Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC) e do Complexo Poliesportivo, que consiste também na pavimentação dos estacionamentos do Hospital e do Complexo e nas obras de acessibilidade nos dois equipamentos, o que proporcionará às pessoas com deficiência maior mobilidade e segurança.

O HVSBC atende grande demanda diariamente. No ano de 2017, foram mais de 18 mil consultas, além da oferta de vacinas, exames, internações, cirurgias, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais abandonados, beneficiando também a comunidade.

De acordo com o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a nova estrutura trará uma série de benefícios. “Atende uma demanda das comunidades acadêmica e externa, pois facilitará o acesso às atividades e serviços disponíveis nessa zona de expansão do Campus Itaperi, dentre estes o acesso direto ao HVSBC”, destaca o vice-reitor.

Para a estudante do oitavo semestre de Medicina Veterinária, Ana Carolina Cavalcante, “a distância entre a portaria e o hospital é hoje muito grande. Quando [o novo acesso] começar a funcionar, teremos a opção de irmos de ônibus diretamente para essa entrada, que fica muito próxima ao hospital, além também de favorecer o controle de visitantes, ajudando na prevenção de abandono animal no nosso campus”, comemora a graduanda.

Com o novo acesso, é imprescindível pensar na preservação da segurança no campus. Para isso, a entrada por esse portão exigirá cadastro prévio dos membros da comunidade ueceana e procedimentos de identificação para o público externo.

Para efetuar o cadastro, a comunidade da Uece pode, a partir desta terça-feira (05/06), preencher os formulários de alunos ou de professores e servidores para acesso com veículo, disponível no site da Prefeitura do campus e entregar no setor juntamente com a documentação solicitada. O cadastro dará direito a um adesivo que deverá ser aplicado no transporte.

Não será necessário cadastro para motociclistas, ciclistas e pedestres, membros da instituição. Esses terão apenas que apresentar na guarita documentação, como segue:

– Servidores efetivos: carteirinha emitida pela Prefeitura a partir do cadastro ou identidade funcional;
– Servidores terceirizados: crachá emitido pela empresa contratante;
– Alunos: carteira de estudante.

Já os visitantes – pedestres e motorizados – deverão fazer um rápido registro com a equipe de segurança para acesso ao campus.