Nova edição de revista de pós-graduação da Uece aborda temática do racismo no Brasil

21 de janeiro de 2022 - 12:32

A Uece acaba de lançar on-line a última edição de 2021 da revista “O público e o privado”, uma publicação acadêmica do Programa de Pós-graduação em Sociologia da instituição, com a edição temática “Do racismo estrutural às lutas antirracistas: resistências negras no Brasil”.

O editorial da revista, assinado pelos professores Glaucíria Mota Brasil e Geovani Jacó de Freitas, que são os responsáveis por sua edição, destaca a temática dos trabalhos acadêmicos que abordam o racismo no País.

Segundo os editores, trata-se de “uma discussão pertinente e atual nas Ciências Humanas e Sociais e para gestão das políticas públicas na sociedade democrática acerca das estruturas históricas que tecem a vida brasileira ao destacar que é urgente que o País examine seu passado recente para compreender as entranhas racistas que permeiam suas práticas sociais”.

O número-tema (NT) da revista, que chega a sua 40ª edição, foi organizado pelas professoras Renata Gonçalves da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Zelma Maria Araújo Madeira da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que também participam com trabalhos que tratam da militância no movimento negro e da docência na Universidade.

O conteúdo da revista pode ser acessado pelo seguinte link:

O numero 40 da revista “O público e o privado” contém os seguintes trabalhos, com seus respectivo autores:

Número Temático – NT

“Mulheres negras e trabalho doméstico:  racismo e desigualdades na pandemia do covid-19”, por
José Adailton Sousa dos Santos; “Movimentos Negros no Ceará: um olhar sobre o Movimento de Mulheres Negras do Cariri”, por Maria Raiane Felix Bezerra e Cicera Nunes; “Minha carne não me define: a hipersexualização da mulher negra no Brasil”, por Nádia Amaro do Carmo e Ozaias da Silva Rodrigues; “Cercadão dos Dicetas e a educação popular quilombola:  vivências, saberes, experiências e resistência”, por Raul da Fonseca Silva Thé e Indra Lucena Arnaud Paiva; “O perigo negro! A herança racista da polícia moderna no Brasil”, por Fábio Gomes de França; “Saúde da população negra: aspectos interseccionais de raça/cor no serviço de transplante renal”, por Brena Miranda da Silva, Luzian Ramalho Ribeiro e Ana Karollyne Queiroz de Lima

Artigos

“Explorando las salidas alternativas a la prisión en clave feminista:  algunas contribuciones al debate jurídico feminista”, por Nadia Andrea Volodar; “Gênero e vida doméstica de mulheres em  relacionamento estável na pandemia covid-19”, por Paula Fabricia Brandão Aguiar Mesquita e Maria do Socorro Ferreira Osterne; “Identidades profissionais e práticas policiais”, por Maria Stela Grossi Porto; “Modos de segurança: punitivismo e drogas no Brasil”, por Liciane Barbosa e José Vicente Tavares-dos-Santos.

Temas livres

“Entre a divisão sexual e a divisão racial do trabalho:  a precarização das relações de trabalho das mulheres negras”, por Tamires Guimarães do Nascimento e Renata Gonçalves.

Resenha

“Lélia Gonzalez e o feminismo afro-latino-americano”, por Nilma Alves Adriano e Ana Paula Pires Lourenço.