Nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação está disponível para consulta

23 de junho de 2016 - 15:08

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que a 29ª edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) está disponível para consulta no site da revista. No sumário da página, os artigos estão distribuídos nas categorias estudos, debates e experiências.

A edição 29 encerra as publicações do ano de 2015 com nove contribuições autorais distribuídas conforme a sua aderência às seções Estudos, Experiências e Documentos. Nas duas primeiras, são apresentados trabalhos que trazem à reflexão, a partir de diferentes perspectivas, aspectos relacionados ao desempenho acadêmico das instituições de ensino superior e de pesquisa do país. Na última seção, está a palestra proferida por António Neves Duarte Teodoro, professor catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Portugal, no Seminário Internacional – Repensando a universidade comparativamente entre países: Brasil, Rússia, Índia e China, realizado em dezembro de 2015, na Capes.

RBPG

Lançada em agosto de 2004, a RBPG é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. A publicação é disponibilizada para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de se encontrar disponível no portal da Capes.

Com uma média de 15 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

Fonte: Funcap, com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes