Notícia sobre falência da UECE é falsa

6 de junho de 2017 - 12:32

A UECE tem magnitude administrativa e acadêmica que a torna perene, capaz de sobreviver às conjunturas de agudização das precariedades cotidianas em seus 42 anos de criação.  Estamos certos que a UECE sobreviverá, sobretudo se as comunidades internas compreenderem a necessidade de união entre estudantes, trabalhadores e gestão, no sentido de enfrentarmos as adversidades.

Por meio de site sem autoria reconhecida, ambientado no Facebook, possivelmente baseado em imagem anônima divulgada no WhatsApp, circula na internet a notícia de que a UECE estaria próxima à falência, juntamente com outras universidades estaduais brasileiras.

A UECE atravessa grandes dificuldades financeiras, mas os salários e os direitos trabalhistas dos servidores docentes e técnicos-administrativos estão garantidos; o investimento teve reestruturada a capacidade de pagamento das obras iniciadas e em execução; o custeio, reduzido em 10% na comparação com 2016, juntamente com a dívida do ano anterior, estão em processo de renegociação; e a administração da universidade tem se conduzido com responsabilidade, republicana e democrática, na condução da gestão, lutando para garantir, com prioridade, o que foi pactuado junto ao Conselho Diretor/FUNECE: não cortar número de bolsas estudantis, reduzir valor em caso de emergência visando repará-lo rapidamente, e não cortar terceirizados.

Não há, portanto, qualquer semelhança com os casos de outras universidades estaduais brasileiras que estão paralisando suas atividades em função da crise financeira. Deste modo, é preciso enfrentar com dedicação os problemas objetivos, sem perdermos tempo e indignação com notícias falsas.

José Jackson Coelho Sampaio         Hidelbrando dos Santos Soares

Presidente da FUNECE                    Vice-Presidente da FUNECE