Nota sobre a supressão de árvore no passeio em frente ao campus Itaperi

8 de janeiro de 2020 - 09:16

A supressão de mangueira junto ao gradil frontal do Campus Itaperi é decorrente de laudos técnico e novas árvores serão plantadas.

Análise realizada pela Comissão de Manejo da Flora do Campus Itaperi identifica como doente uma mangueira na calçada da Avenida Dr. Silas Munguba, junto ao gradil à direita da portaria central do campus, com tronco oco e cupim, evidenciando iminente risco de tombamento ou quebra do tronco sobre pessoas, tanto em circulação no campus como transeuntes externos.

Parecer técnico da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza–URBFOR constata o iminente risco de queda da mesma mangueira, por apresentar tronco com grande broca, e sua localização no passeio, resultando em risco para transeuntes.
Ambos os pareceres técnicos recomendam a supressão completa da referida mangueira, a ser providenciada pela URBFOR, em decorrência da localização externa.

O parecer da Comissão de Manejo da Flora do campus Itaperi recomenda, igualmente, poda de ramos de outra mangueira vizinha, por problemas fitossanitários, porém situada por dentro do gradil do campus, e o replantio de três árvores, de preferência ipê amarelo.

A supressão da árvore que põe em risco pessoas e bens e a poda dos galhos da outra mangueira será realizada em 08/01/2020.
O replantio será providenciado em seguida, após a obtenção das mudas junto ao Horto Florestal.

 

José Jackson Coelho Sampaio

Reitor FUNECE/UECE

Hidelbrando dos Santos Soares

Vice-reitor FUNECE/UECE