Nota do Curso de Medicina da Uece

6 de abril de 2020 - 09:34

A Coordenação do Curso de Medicina da UECE (MedUECE) vem, diante do grande volume de informações diárias, muitas vezes desencontradas, em meio à pandemia do COVID-19, esclarecer aos estudantes matriculados no Internato de Medicina, bem como a toda comunidade acadêmica, o que segue.

A Coordenação do MedUECE, atenta às diretrizes normativas estabelecidas pelos Governos Federal e Estadual, e sempre em consonância com a Assessoria Jurídica (Asjur) da FUNECE/UECE, vem cumprindo os comandos impostos pela legislação pertinente, buscando sempre a melhor opção para seu corpo docente e discente.

Desde o início da pandemia, em atenção aos regramentos acadêmicos, estamos zelando pelos nossos estudantes, preocupando-nos em tornar facultativa a participação no Internato, sempre respeitando o perfil físico, emocional e familiar de cada um.

O Curso de Medicina é o mais longo de todos os cursos de graduação, são seis anos, e inclui, diferente dos outros cursos da área da saúde, a dedicação dos dois últimos anos ao estágio intensivamente prático denominado Internato, praticado na rede estadual hospitalar conveniada.

A carreira médica precisa, como as demais da área da saúde, estar à frente das atividades de combate à pandemia, resguardadas as tarefas passíveis de serem realizadas por estudantes, a decisão voluntária e a necessária proteção biossanitária.

A Portaria 492/2020-MEC, publicada no DOU, em 23 de março de 2020, estabelece bônus para quem puder participar e, no Art. 7, afirma que “os alunos que estiverem cursando o 5º e 6º ano de Medicina deverão participar da Ação Estratégica [de enfrentamento à COVID19] por meio do estágio curricular obrigatório, exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva”.

Outra questão importante é a adesão ao Programa “Brasil Conta Comigo” criado pelo Governo Federal. De acordo com o Decreto Estadual No 33532/2020, publicado no DOE, em 30 de março de 2020, “a adesão do Estado [do Ceará] à ação estratégica “O Brasil Conta Comigo” condiciona-se à prévia avaliação técnica e estudo de viabilidade a serem realizados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará”. Esta adesão ainda não foi formalizada.

A formação acadêmica em Medicina, numa crise pandêmica, exige responsabilidade social diferenciada, sobrelevando as exigências éticas de rotina. O momento exige, de cada um, o renovo de forças e a fé em dias melhores. O momento é propício para o engrandecimento por meio de experiências individuais que habilitarão o bom médico a gratificar a sociedade no exercício de sua profissão, além de oferecer oportunidade singular para o aperfeiçoamento de sua formação.

A Coordenação do MedUECE reitera que:

• não haverá perda de semestre, mesmo para quem não possa participar nas ações previstas, pela possibilidade de compensação/rodízio de atividades e antecipação de férias;

• a participação prevê as condições e possibilidades do estudante, nas suas dimensões pessoais e familiares, além de oferecer bônus curricular, para a futura demanda de Residência Médica;

• a participação terá a segurança prevista nos protocolos dos hospitais, da Secretaria Estadual, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde; e

• a situação sanitária vivida oferece riscos a toda a sociedade, maiores riscos para os profissionais de segurança, de transporte e de saúde, a ala de frente do combate, mas também oferece oportunidade ímpar de formação ao nosso futuro médico.

Profa. Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho de Andrade
Coordenadora do MedUECE