Nota de Pesar pelo falecimento do professor Melquíades Pinto Paiva

16 de novembro de 2021 - 14:19

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) manifesta profunda consternação pelo falecimento do professor Melquíades Pinto Paiva, ocorrido na manhã desta terça-feira, 16 de novembro, em Fortaleza, aos 91 anos. Professor Melquíades Pinto Paivas, nasceu em 6 de março de 1930, no município de Lavras da Mangabeira.

O velório ocorre na tarde desta terça-feira, a partir das 14h, na funerária Ethernus, no Bairro Aldeota. O enterro será realizado na manhã de quarta-feira (17), no cemitério São João Batista.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) outorgou ao professor Melquíades Pinto Paiva o título honorífico de “Doutor Honoris Causa“ em reconhecimento à contribuição por ele prestada ao estudo da Ictiologia, ao conhecimento e desenvolvimento da Engenharia de Pesca Marinha e ao conservacionismo e manejo produtivo dos recursos naturais.  A decisão, por unanimidade, do Plenário do Conselho Universitário da UECE, ocorreu no dia 29 de novembro de 2006.

Considerando a fina apreciação do Consu, o conselheiro professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva “sobre os méritos científicos e culturais do professor e pesquisador apresentado, que era um apaixonado estudioso e cultor da Ictiologia, área científica em que é respeitado pela comunidade acadêmica internacional”.

Engenheiro Agrônomo pela então denominada Escola de Agronomia do Ceará (1952), posteriormente incorporada à Universidade Estadual do Ceará (UFC), Melquíades era doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Ele foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca (1973 – 1976) da Universidade Federal do Ceará, tendo contribuído para a implantação do curso.

A Reitoria da UECE solidariza-se com a família e aos amigos do professor Melquíades Pinto Paiva neste momento de dor.