Nota de pesar pelo falecimento do professor Jorge Alberto Rodriguez

20 de junho de 2016 - 12:07

 

A Administração Superior da UECE manifesta seu pesar pelo falecimento do diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), professor Jorge Alberto Rodriguez, no último sábado (18), em Fortaleza. O reitor Jackson Sampaio e o vice-reitor Hidelbrando Santos compareceram ao sepultamento, domingo (19), no cemitério Nova Jerusalém, em Quixadá, e declararam luto oficial de três dias.

alt

 Jorge Alberto Rodriguez ingressou, em 2004, no quadro de professores do Curso de Pedagogia da FECLESC/UECE. Quatro anos depois, assumiu a direção da Instituição, posto no qual concluiria seu segundo mandato no próximo mês de setembro. Em 2014, passou a integrar o colegiado do Mestrado Acadêmico Intercampi em Ensino e Educação. O município de Quixadá reconheceu sua atuação, ao lhe conceder, em 2011, o título de Cidadão e Benfeitor Quixadaense.

Ao velório, que ocorreu no salão Cego Aderaldo da sede da FECLESC, compareceram familiares, amigos, alunos, ex-alunos, colegas servidores técnico-administrativos e colegas professores. Todos unidos na dor do acontecimento, derivado de febre chikungunya, gravemente complicada por síndrome de Guillen-Barré, fatos que resultaram em três semanas de internação em UTI e no óbito. Também todos unidos no reconhecimento da serenidade, da seriedade, do senso de responsabilidade, da capacidade de tratamento cordial destinado a todos, sem distinções, da prática qualificada do ensino e da pesquisa, da prática republicana e democrática da gestão acadêmica.

O reitor Jackson Sampaio destacou o percurso realizado por Jorge Alberto, desde seu país natal, a república centro-americana de El Salvador, até o Brasil, o Ceará, a UECE, a FECLESC e Quixadá, enraizando-se em nossa terra por meio de filhos, de alunos, de amores, de respeito humano, agora se enraizando por meio do próprio corpo, no chão da caatinga, ao pé dos monólitos do nosso sertão central.