Nota de Esclarecimento sobre publicação no Facebook

28 de setembro de 2015 - 11:56

No dia 18 de setembro de 2015, identificamos uma postagem no Facebook, publicada no grupo fechado: “UECE – Universidade Estadual do Ceará”, onde um membro realizou postagem, cujo teor é explicitamente prejudicial  para a imagem pública do Restaurante Universitário – RU desta Universidade.

A postagem veiculou uma imagem com a seguinte informação: uma foto em que aparece parte do balcão de distribuição de alimento, contendo três cubas com alimentos, sendo que na primeira cuba encontra-se um pombo vivo, se alimentando com o seguinte comentário: “Hoje no RU estava ótimo”.

O conteúdo da postagem impactou a comunidade ueceana, inicialmente pela gravidade da cena, pois se tratava de uma mensagem cujo conteúdo sugere insegurança e vulnerabilidade sanitárias do sistema de distribuição de alimentos do Restaurante  Universitário, compreendendo ser o pombo um animal transmissor de doenças.

Ao analisarmos a foto, percebemos não se referir ao Restaurante Universitário – RU da UECE, pelos seguintes detalhes:

1) Consta na parte superior da bancada pilhas de pratos e copos, enquanto que no RU o sistema de distribuição de alimentos é por meio de bandejas e não são utilizados copos de vidro no salão do RU;
2) A coluna de sustentação do balcão é de cor vermelha, enquanto os balcões do RU da UECE são todos de aço inoxidável;
3) A bancada lateral de apoio por onde deslizam as bandejas, na foto é de granito, enquanto as bancadas do RU são de material de aço inoxidável;
4) A bancada retratada pela foto está encostada na parede, enquanto as bancadas do RU não têm ligação com as pareces do RU;

Por fim, identificamos que referida foto foi copiada do site http://www.kibeloco.com.br e editada, retirando da foto original os créditos  e as legendas nela contidas.

Informamos, portanto, a toda comunidade Ueceana que a postagem foi um ato irresponsável e mentiroso, que não condiz com os esforços empreendidos por esta Universidade e de seus servidores para a manutenção da qualidade e da segurança alimentar das refeições.