Nota de esclarecimento sobre fechamento do campus Itaperi na quinta-feira (17/05)

21 de maio de 2018 - 16:10

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) esclarece que, como medida de segurança, devido à falta de energia elétrica ocasionada pela forte chuva da noite da última quinta-feira (17/05), o portão de entrada do Campus Itaperi foi fechado às 20h.

Na mesma noite ocorria, devidamente autorizada pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), nas dependências do campus, uma comemoração promovida pelo Centro Acadêmico do curso de Enfermagem.

Ao tentar entrar no campus, em torno das 21h, e encontrar o portão fechado, um aluno de outro curso, que declarou querer retornar à comemoração, recebeu do pessoal da portaria a explicação de que, devido à falta de energia, ninguém poderia mais entrar no campus. A decisão visou preservar a segurança dos que já se encontravam no local.

Insatisfeito com o impedimento, o aluno questionou a decisão da universidade e iniciou uma discussão com a segurança, seguida de agressão física e verbal mútuas. Após constatação de que um guarda havia sido ferido, a Proad indicou a necessidade de Boletim de Ocorrência, o que foi feito. Após denúncia, por um grupo de estudantes, de ter havido abuso de autoridade, a Reitoria reuniu-se para a análise do caso.

Sobre o ocorrido, a Uece informa que o devido processo administrativo foi instaurado e os fatos estão sendo apurados em relação ao comportamento da guarda e do referido grupo estudantil. O trabalhador diretamente envolvido já se encontra afastado até que seja esclarecida a situação e sejam concluídas as medidas administrativas decorrentes.

O Sistema Funece/Uece informa que, há pelo menos dois anos, criou e instituiu uma comissão participativa para acompanhar denúncias e processos legais, com representação da comunidade docente e dos movimentos estudantis, que gerou bons resultados iniciais, incluindo um método de discussão de um Plano de Segurança, a partir das diretrizes emanadas do Programa Ceará Pacífico, e será reativada, de modo descentralizado.

O Sistema Funece/Uece, como tem informado à comunidade, frequentemente, conseguiu enfrentar, com muito êxito, o tráfico de drogas e as violações contra o patrimônio pessoal, o patrimônio público e os direitos das pessoas. Reitera-se que a construção de uma cultura de respeito humano e de paz é o objetivo da Administração Superior de nossa universidade.