Nota de esclarecimento sobre a falta de água no Campus Itaperi

4 de maio de 2017 - 18:10

Esclarecemos à comunidade universitária do Campus Itaperi que as ocorrências de falta de água nos banheiros dos blocos de sala de aula expõe uma fragilidade do abastecimento de água no Campus, que tem múltiplas causas:

a. uma rede de tubulações formada ao longo dos 42 anos sem um efetivo planejamento;

b. o crescimento do consumo de água nos últimos 5 anos em decorrência do crescimento das atividades da universidade;

c. vazamentos de difícil identificação;

d. falta de água da própria CAGECE ou problemas eventuais na captação de água de poços.

A Administração Superior, consciente dos transtornos que os problemas no abastecimento de água causam ao desenvolvimento das diversas atividades acadêmicas e administrativas, busca, continuamente, o aperfeiçoamento da gestão hídrica de nossos recursos. Nesse sentindo vem desenvolvendo as seguintes ações:

a. mapear e conhecer efetivamente a rede de tubulações existentes e, com isto, melhorar a eficácia na detecção dos problemas;

b. ampliar a capacidade de reserva de água;

c. monitorar melhor e, de forma cotidiana, o abastecimento das diversas cisternas e caixas de água.

No mês de abril, ocorreu uma ampliação considerável no consumo de água do Campus indicando, provavelmente, a existência de um grande vazamento na rede. As chuvas do período dificultaram a visualização deste problema acarretando um atraso na sua solução. Hoje (04.05.2017) foi realizada ação da CAGECE que identificou o problema na região do Bloco R que, por conta disso, terá seus banheiros interditados. Os demais blocos terão até o final do dia o restabelecimento do abastecimento.

A Pró-Reitoria de Administração e a Prefeitura do Campus estão à disposição para maiores esclarecimentos pelos telefones: 3101-9701 e 3101-9740.