Nota de apoio ao Mestrado em Educação da Universidade Regional do Cariri-Urca

23 de janeiro de 2020 - 11:50

O Mestrado em Educação da Universidade Regional do Cariri-URCA, oferecido por universidade pública e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação – MEC, apresenta linha de pesquisa denominada “Educação, Cultura e Gênero”. Por esta linha de pesquisa, sua legalidade, sua legitimidade e sua qualidade estão sendo questionadas judicialmente, por iniciativa de parlamentar, em nome da crítica ideológica a uma suposta “ideologia de gênero”.

Há dois problemas na questão, graves, ambos antidemocráticos e anticientíficos:

1.Universidade é lugar livre para as manifestações de todas as ideias, sob forma de pesquisa crítica, produtora de conhecimento novo, que mova o desenvolvimento civilizatório. A autonomia acadêmica das universidades brasileiras está garantida constitucionalmente;

2.Educação, Cultura e Gênero existem, a cada momento, como fatos e feitos, e se modificam no percurso da História. Diferenças biológicas, psicológicas e socioeconômicas precisam ser estudadas, inclusive para prevenir preconceito e discriminação, fenômenos que também precisam ser estudados. É tarefa das universidades, usando o método científico, estudar todos os fenômenos. Não sendo assim, fica prejudicada a liberdade de cátedra.

A Universidade Estadual do Ceará-UECE se solidariza com sua instituição-irmã, a URCA, na defesa da liberdade de cátedra e da democracia, onde devem vicejar os contraditórios. Que o debate não seja impedido, por uma ou outra ideologia eventualmente empoderada, mas que se realize, plenamente, na práxis acadêmica.