Nota da Reitoria da UECE sobre a retomada da greve

18 de setembro de 2014 - 13:07

Informados apenas por professores e pelos meios de comunicação, a respeito da decisão favorável à retomada da greve docente na UECE, aguardamos a formalização pelo Sindicato Docente sobre extensão e motivo da decisão, com o fito de subsidiar outros pronunciamentos.

No ínterim, lamentamos a decisão, pois a agenda de negociação com o Governo Estadual já foi atendida em vários pontos e, o que não foi atendido, encontra-se em negociação (base de cálculo para reforma/ampliação da FACEDI, regulamentação da classe de professor associado, base de cálculo para o quantitativo emergencial do concurso de professor efetivo) ou aprovado para implantação logo após o final do período de proibições decorrentes da lei eleitoral. Maiores detalhes, vide nota publicada no site da UECE em 16/09/14.

Como foi feito anteriormente, o calendário de aulas e os atos estruturantes (colações de grau, vestibular, Semana Universitária etc) não serão suspensos, aguardando-se a regularização das atividades para análise dos impactos e aprovação, no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão-CEPE, das ações reparadoras que se fizerem necessárias. Disto se deduz que o direito de greve, exercido conforme a lei, continua sendo respeitado, como também continua sendo respeitado o direito de realização de aula daqueles que assim decidirem.

Pela força do compromisso e da inteligência de servidores docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes e gestores acadêmicos, a UECE regularizara quase completamente suas atividades, beneficiando-se de incrementos no investimento, no custeio, nos vencimentos dos servidores técnico-administrativo, na política de assistência estudantil, e, sobretudo, na imagem que desfruta junta à sociedade cearense e brasileira. Este é um patrimônio que nenhum de nós pode colocar em dúvida ou em risco.

Administração Superior da UECE:
José Jackson Coelho Sampaio – Reitor
Hidelbrando dos Santos Soares – Vice-Reitor
Josete de Oliveira Castelo Branco Sales – Chefe de Gabinete
Marcília Chagas Barreto – Pró-Reitora de Graduação
Jerffeson Teixeira de Souza – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Claudiana Nogueira de Alencar – Pró-Reitora de Extensão
Geovanni Jacó de Freitas – Pró-Reitor de Políticas de Assistência Estudantil
Fernando Antônio Alves dos Santos – Pró-Reitor de Planejamento
Carlos Heitor Sales de Lima – Pró-Reitor de Administração