Nos 20 anos de PET do Serviço Social o que contam são as vitórias

21 de dezembro de 2011 - 14:31 #

A música deu o tom na abertura da solenidade do Seminário que marcou os 20 anos do PET – Programa de Educação Tutorial do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o show da dupla Lanys Berg, do curso de Música e Hayeska, ex-integrante do PET do Serviço Social, chegando às lágrimas ao recordar a sua vivência naquele Programa. O roteiro musical teve tudo a ver, inclusive, com os momentos de dificuldades por que passou o PET, como recordou Hayeska.

Presidida pelo Reitor da Uece, Assis Araripe, a solenidade contou com a presença do senador Inácio Arruda (PCDB-CE), da Pró-Reitora de Graduação, Lineuda Murta, Pesquisadora Institucional da Uece, Socorro Osterne, Diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Conceição Pio, Tutora do PET, Helena Frota, Interlocutora dos Grupos PET da Uece, Tarcileide Maria Costa Bezerra, professores, estudantes, servidores, entre outros convidados.

Ao falar, o Reitor Assis Araripe disse das dificuldades que os bolsistas do PET enfrentaram quando foi anunciada a extinção daquele Programa pelo presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Abílio Beata Neves. Lembrou da luta política para reverter esse quadro, quando finalmente, as universidades beneficiadas foram vitoriosas, com o anúncio, em novembro de 1999, da revogação do ofício extinguiria o PET. Observou também que o primeiro curso da Uece a contar com o PET foi o Serviço Social. Disse acreditar que o Serviço Social fez e faz história dentro da Universidade, abrindo, portanto, as portas para outros PETs. Ao encerrar as suas palavras, disse que “uma das grandes conquistas nossa foi a aprovação do primeiro Mestrado do Serviço Social do Ceará, que espero implantar e deixar funcionando a primeira turma”.

Em seguida, o senador Inácio Arruda fez um discurso, seguindo a mesma linha, ou seja, as lutas das Instituições de Ensino Superior contra a tentativa de acabar com o PET. Não se frustrou em dizer que hoje, já existe PET no interior do Estado e que esse Programa já deveria ter sido estendido ao ensino médio. Disse ainda que pode contar com ele para os pleitos da Universidade e finalizou parabenizando os 20 anos de PET.

Durante as comemorações, a Tutora do PET, professora Helena Frota, falou sobre o Programa, ao longo de seus 20 anos, seguido da apresentação do painel “Histórico do PET de Serviço Social: uma trajetória de contribuições na formação universitária”. A solenidade foi encerrada com a outorga de placas a 20 homenageados, como gratidão a aqueles que colaboraram com o PET do Serviço Social e um coquetel de confraternização.