Nos 16 anos da ACEVET o destaque é para o veterinário que é primeiro em tudo

30 de julho de 2009 - 16:13 #

A solenidade de comemoração dos 16 anos de criação da Academia Cearense de Veterinária (ACEVET), nessa sexta-feira (31/07), será marcada pelas homenagens ao veterinário mais antigo do Ceará, prof. Sylvio Barbosa Cardoso. Fundador da Faculdade de Veterinária (FAVET – 46 anos), da qual foi o primeiro diretor, o maranhense Sylvio Cardoso fez muito em benefício do conhecimento da medicina veterinária no Ceará. Abraçou este Estado como sua segunda terra natal, tendo recebido o Título de Cidadão Cearense, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 1980.

Como parte das comemorações será realizada uma solenidade às 16h, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, no campus do Itaperi, onde estarão reunidos professores, alunos, servidores e convidados. Na ocasião, o professor Sylvio, primeiro em todas as iniciativas que se relacionam com medicina veterinária, será homenageado como Patrono da ACEVET e receberá das mãos do Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, uma placa de prata. Prof. Sylvio fundou, também, o Conselho de Medicina Veterinária, sendo seu primeiro presidente, a ACEVET (primeiro presidente) e a Sociedade Cearense de Veterinária (primeiro presidente).

Prof. Sylvio nasceu no Maranhão, em 1924, e tem duas formaturas: Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1948, e em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1961. É professor aposentado – disciplina de Parasitologia – da Faculdade de Veterinária da UECE. Foi quem batalhou pela antiga Fazenda do Ministério da Agricultura, onde hoje funciona o Campus do Itaperi.

A Academia reúne, atualmente, 27 acadêmicos titulares e 5 correspondentes que residem fora do Ceará e representam a entidade foram desse Estado. Presidida pelo professor César Martins da Rocha, graduado na primeira turma da Faculdade de Veterinária (FAVET). A Academia tem como um dos principais objetivos preservar a cultura, a ciência e a memória da veterinária. Para pertencer a ACEVET o veterinário tem que ter pelo menos 20 anos de graduado, bem como realizado trabalhos profissionais e científicos que enalteçam a profissão.

Presidida pelo Reitor Assis Araripe, a solenidade contará com a presença de alunos, professores, comunidade acadêmica e autoridades convidadas. A  ACEVET funciona na sede da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará, na rua Martinho Rodrigues, 223, Bairro de Fátima.

Contato:Presidente da ACEVET, César Rocha, 9921-4100