Nordestino em Harvard, Ciswal Santos é homenageado na Feira do Conhecimento

13 de novembro de 2018 - 13:38

Professor conquista uma vaga para na Universidade de Harvard com seu projeto sustentável que inclui captação de energia solar, bombeamento d’água e acesso à internet para casas da zona rural do sertão nordestino. Ciswal é o grande homenageado da Feira do Conhecimento

Já imaginou um projeto para o semiárido nordestino onde uma casa de família terá captação de energia solar, água perene através de poço profundo e acesso à internet com apenas um aparelho de baixo custo? Este projeto com base nas regras da sustentabilidade, elaborado pelo professor Ciswal Santos, da Faculdade de Tecnologia do Instituto Centec (Fatec) do Cariri, o credenciou a vaga em uma das universidades mais disputadas do mundo, Harvard (EUA).

Aos 31 anos, Ciswal Santos é o principal homenageado da segunda edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que acontece de 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, cujo tema este ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Além de homenageado, o professor faz palestra dia 22, às 10h, sobre “Geração de Energia com Tecnologia Espacial”, onde pretende falar na aplicação das tecnologias desenvolvidas para os projetos espaciais no nosso cotidiano.

Pernambucano de Palmares, radicado em Juazeiro do Norte, Ciswal é um exemplo de superação de vida, com uma trajetória marcada por dificuldades. Hoje atuando como professor na Fatec-CE, Ciswal Santos passou a sonhar com Harvard desde que um amigo lhe trouxe um formulário de pré-inscrição para cursos na afamada universidade norte-americana. “Apresentei meu projeto que prevê a oferta de internet, captação de água e energia elétrica a baixo custo para o sertão, usando a mesma tecnologia espacial de Marte” e assim foi matriculado no Curso de Computação.

Serviço:

Feira do Conhecimento 2018

Programação:

Dia 21 de novembro, às 17h30 – Solenidade de abertura com homenagem a Ciswal Santos
Dia 22 de novembro, às 10h – Palestra “Geração de Energia com Tecnologia Espacial”, ministrada por Ciswal Santos
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Programação completa e inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br.

Realização: Governo do Ceará/Secitece e Centec
Informações: (85) 3101-6466 / 6469