Noite memorável foi assim a abertura da XXII Semana Universitária da UECE

25 de outubro de 2017 - 19:20 #

Maior evento Científico, Técnico e Cultural da Instituição

Ao som da Banda Sinfônica, sob a regência do professor maestro Marcio Landi, e com o Canto Coral, regido pelo professor maestro Poty Fontenele, seguida da conferência da professora doutora Maria Caramez Carlloto, sobre o tema central do encontro Educação e Política no Brasil: o papel da universidade foi aberta, na noite da última segunda-feira (23/10), no Auditório Central, Campus Itaperi, a XXII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A conferencista é docente da Universidade Federal do ABC Paulista.

alt

Durante os cinco dias do evento, passarão pelo Campus Itaperi, cerca de 8 mil pessoas, entre estudantes universitários, estudantes de ensino médio, professores, servidores, visitantes e convidados.

alt

A Semana Universitária prossegue até a próxima sexta-feira, 27 de outubro e conta com 3.685 trabalhos inscritos, entre pesquisadores, alunos de graduação, detentores de bolsas de vários programas acadêmicos, de especialização, de mestrado e de doutorado, da UECE e das demais IES cearenses.

alt

O encontro consta de vasta programação, em que acontecem palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentações dos pôsteres, apresentações orais, apresentações especiais para fins de premiação, além de música, cultura, ação solidária, feiras, e serviços como do circulo de cultura, do espaço Ekobé, da ecologia de saberes, e muito mais.

alt

Segundo o reitor, Jackson Sampaio, a Semana Universitária, representa o crescimento de nossa capacidade produtiva e qualificada prestação de contas à sociedade. O desempenho de cada edição da Semana assegura custeio e investimentos futuros. A UECE tem muito que comemorar, pois, pelo 7ª ano consecutivo, é reconhecida pelo Ranking Universitário da Folha-RUF, como a melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Também a UECE já desponta no panorama internacional, pois, entre 28.842 instituições mundiais, o Webometrics registra um desempenho no decil superior daquele ranking, finalizou o reitor.

alt

Dentro da Semana Universitária ocorrem o XXVI Encontro de Iniciação Científica; XXIII Encontro de Pesquisadores; VII Encontro de Extensão; II Encontro de Estágio Supervisionado; II Concurso de Monografias de Graduação da UECE; XXI Encontro de Monitória Acadêmica; XIX Encontro de Iniciação à Docência  PIBID; XIX Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC); IV Encontro de Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GRADUASUS); III Seminário de Políticas de Ações Afirmativas; VI Encontro de Bolsistas de Estudo e Permanência Universitária-PBEPU; V Feira das Profissões; III Workshop do Sistema de Bibliotecas SISBUECE; V Mostra de Publicações; V Ação UECE Solidária; e V Mostra de Arte e Cultura.

O encerramento do encontro acontecerá no dia 27 de outubro (sexta-feira), no Auditório Central, Campus Itaperi, às 9 horas, com a entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana, serão das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.

A XXII Semana Universitária da UECE é coordenada pela sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) e conta com o apoio de Governo do Estado do Ceará,  BRADESCO, SEBRAE,  IEPRO,  CAPES, CNPq e FINEP.

O evento contou com a presença do vice-reitor, Hidelbrando Soares, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Araujo; do pró-reitor de Graduação, Jerffeson Souza; do pró-reitor de Extensão Fernando Roberto Silva; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; da diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco, da diretora do Centro de Humanidades, Adriana Duarte Barros; da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio; da diretora da Biblioteca, Ana Neri Amorim; demais professores, estudantes e servidores.