Noite de observação de aglomerações estrelares e planetares no Itaperi

6 de setembro de 2013 - 11:50

O Observatório Otto de Alencar, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizará na sexta-feira, dia 06, a partir das 18h30, observação de aglomerações estrelares e planetares, acompanhada de palestras e aulas sobre constelações. A entrada é aberta e gratuita.

Localizado no Campus do Itaperi, o Observatório Otto de Alencar iniciou suas atividades na noite de Natal do ano passado, quando da observação da ocultação do planeta Júpiter pela Lua.

Nas noites de sexta-feira do mês de abril, realizou visitaa de observação que consistiam da visualização dos planetas Júpiter e Saturno e de nebulosas por meio de telescópio. Além da seção de observação dos astros com instrumentos, os participantes observavam e identificavam constelações e havia ainda uma palestra curta sobre os objetos que seriam observados.

A observação de estrelas e planetas será guiada pelo bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Luidhy Santana; do da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Diego Max, pelo bolsista de Iniciação Científica da UECE, Felipe Neri, e ainda contará com os voluntários Allen Serra e Fernanda Ferreira. Todos os cinco alunos são do Curso de Física da UECE.