Noite de brilho acadêmico na Colação de Grau de Mestres e Outorga do Título de Doutores

29 de abril de 2019 - 14:40

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na noite, do último dia 24 de abril, a XXIV Colação de Grau de Mestre e a XVI Outorga do Título de Doutor, a cerimônia aconteceu, no Palatium Buffet. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

A mesa principal dos trabalhos foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio, acompanhado do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da representante da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Sara Diva Ipiranga; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli; da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; da diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros, do representante do Centro de Educação, João Batista Nunes; do vice-diretor da Faculdade de Veterinária, Dárcio Ítalo Teixeira; do procurador Institucional Educacional, Jerffeson de Souza; da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio; do orador docente, Marcial Porto Fernandes.

Fizeram parte da mesa do evento, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) Inácio Arruda e o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação e Comunicação, Aristides Pavani Filho.

Na fala de encerramento, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, destacou a necessidade da construção crítica, solidária, resiliente e disciplinada de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, tanto acadêmica quanto social. “Cada um de vocês, que hoje concluem mestrados e doutorados, empreenderam esforço pessoal muito grande, mas precisarem do suporte familiar, precisaram das informações e orientações dos professores, das decisões de gestão dos coordenadores, das decisões administrativas e políticas de quem decidiu criar estes programas e esta universidade, a UECE, patrimônio do povo cearense, portanto o esforço individual de vocês, não pode ser apropriado individualisticamente, pois constitui a ponta do iceberg de um conjunto gigante de esforços, ao longo dos 44 anos de história da instituição, que se utiliza, para ser grande e poder formá-los, dos frutos do trabalho do povo cearense, inclusive daqueles que, injustamente, ainda não tem acesso sequer à graduação”.

Por fim, o reitor lembrou que há dois ritos fundamentais da vida acadêmica, a acolhida dos calouros, em que a sociedade entrega seus jovens para que sejam formados, e a conclusão de graus e títulos, em que a universidade devolve estes jovens para a sociedade com o reconhecimento da aptidão que graus e títulos lhes conferem. São grandes ritos, que precisam ser vividos com alegria e respeito, na integralidade, pois os ritos são necessários à construção das identidades individuais e coletivas.

Nesta cerimônia foram 694 diplomados, sendo 580 Mestres e 114 Doutores, oriundos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Humanidades (CH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Educação (CED), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Faculdade Veterinária (FAVET), do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/Limoeiro do Norte) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Quixadá).

A cerimônia teve como oradora discente, a concludente do Doutorado em Linguística Aplicada, Maria Eduarda Gonçalves Peixoto e como orador docente, Marcial Porto Fernandes, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Os participantes foram saudados com a brilhante apresentação musical, do Quinteto de Sopro “Alberto Nepomuceno”, da Uece, dirigido pelo professor Eriberto Porto, que abriu a cerimônia com o Hino do Estado do Ceará, encerrou a cerimônia com o Hino Nacional e, antes da fala do reitor, apresentou repertório de uma peça clássica – Allegro, de autoria Jacques Ibert; Modinha, de Radamés Gnatalli e Arrasta-Pé, de autoria do cearense Liduino Pitombeira.

Entre as presenças da solenidade, destacamos o pequeno Raul Alencar Gimenês, de apenas um ano, acompanhado da mãe, Jana Alencar Gimenês, agora mestre em Serviço Social, e do pai Thiago Gimenês. E também da pequena Cecília Andrade, de cinco meses, com seu irmão Davi Andrade, vibrando com a sua genitora, Ana Carolina de Andrade de Oliveira, que na ocasião recebeu o diploma de Mestre em Saúde Coletiva.

A partir de 1979, com o Lato Sensu, e de 1992, com o Stricto Sensu, verticalizou sua capacidade, passando a oferecer pós-graduação, organizada em cursos e programas de aperfeiçoamento, especialização, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Em 27 anos de pós-graduação Stricto Sensu, a UECE já formou 5.790 mestres e 742 Doutores. Hoje, figuram nas relações de oferta 42 cursos de Lato Sensu nas modalidades presencial e a distância, Aperfeiçoamentos e Especializações, com 1.438 alunos e 42 cursos de Stricto Sensu, Mestrados Profissionais, Mestrados Acadêmicos e Doutorado, com 2.040 estudantes, somando 3.478 discentes de pós-graduação.

Segundo informação da chefe do cerimonial da Uece, Ana Paula Leite, o evento contou com mais de 1500 pessoas, entre concludentes, professores e coordenadores de Programas de Pós-graduação stricto sensu, familiares e amigos dos concludentes.