No Seminário sobre Cultivo de Orquídeas a Uece lança Cartilha sobre variedades dessa espécie

17 de agosto de 2012 - 20:16 #

Como parte da programação do Seminário “Cultivo de Orquídeas: da atividade de lazer à responsabilidade social” que acontece neste sábado (18/08), na Casa de José de Alencar, realiza-se o lançamento da “Cartilha de Cultivo de Orquídeas”, editada pela EdUECE da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O professor Istvan Major, da Uece, ilustrou a obra com diferentes espécies de orquídeas, juntamente, com os desenhistas Antonio George Matos Coelho e Luciana Vannucchi de Farias. O evento conta com o apoio da Fundação Deusmar Queirós e da Pró-Reitoria de Extensão da UECE. Organizada pelo jornalista Italo Gurgel, a Cartilha reúne colaborações diversas, sendo prefaciada pela Pró-Reitora de Extensão, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro.

Segundo informações da presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), Vera Coelho, desde que a Associação retomou as atividades regulares, em 2006, já era tempo de contar com esse tipo de literatura. Agora, com o seu lançamento, os estudiosos desse assunto passam a contar com elementos básicos sobre o cultivo de orquídeas.

A Cartilha também deverá ser usada na realização de oficinas de cultivo no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti, no Maciço de Baturité, a 130 km de Fortaleza. Naquele equipamento, que funciona em propriedade cedida, em comodato, pela Fundação Deusmar Queirós, são oferecidas dezenas de cursos voltados para o aprimoramento da mão-de-obra e o desenvolvimento econômico, social e ecológico, daquela região do Maciço.

As oficinas de cultivo serão ministradas pela manhã (10h30) e à tarde (14h30min). A parceria com a UECE, além de enriquecer o seminário, deixa registrada a sua marca com a emissão dos certificados de participação no evento.

A programação do seminário inclui palestras sobre variados temas, além de oficinas de cultivo. As palestras serão ministradas por dois professores da Universidade Federal do Ceará e três membros da própria Associação.

Programação:

8h30 – Cattleya labiata no Ceará – Italo Gurgel (ACEO)

9h30 – As abelhas na polinização das orquídeas – Prof. Breno Magalhães Freitas (UFC)

11h – Propagação de orquídeas: semeadura in vitro – método caseiro – Rogério Sella (ACEO)

13h30 – Irrigação no orquidário – Thomaz Sidrim (ACEO)

15h – Considerações evolutivas em orquídeas brasileiras – Prof. Christiano Franco Verola (UFC)

16h – Encerramento, com entrega dos certificados e lançamento da Cartilha de Cultivo de Orquídeas.