No Dia do Veterinário, uma pausa para refletir sobre o abandono de animais

8 de setembro de 2009 - 16:25 #

etudantes falam sobre mercado de trabalhoO Dia do Veterinário é comemorado nessa terça-feira (09/09). Para homenagear os profissionais da área, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-Ce) abriu na manhã de hoje (08/09), a Semana do Médico Veterinário, que acontece no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, e prossegue até o próximo domingo (13/09). Na abertura do evento, o presidente do CRMV-Ce, José Maria dos Santos Filho, lançou a campanha contra o abandono de animais com o título “Abandonar animal de estimação é crime”.

Para encerrar a Semana, o CRMV-Ce promove “II Cãominhada pelo Bem Estar do Animal”, que começa às 8h, percorrendo as trilhas do Parque Adail Barreto. Os cães vão desfilar e farão apresentação de alguns números artísticos. O desfile contará com o apoio da Agiity, empresa de adestramento de cães. Os participantes da Cãominhada poderão doar um quilo de ração para cão ou gato. As doações são destinadas a duas instituições que cuidam de animais abandonados: A Pata; e o Abrigo São Lázaro.

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Zoonose da Prefeitura de Fortaleza, Sérgio Franco, é alto o índice de abandono de animais de estimação. De 2006 até agora, 70% dos cães encaminhados à zoonose foram descartados pelos próprios donos, mesmo que os exames não acusem um tipo de doença como o calazar. O presidente do CRMV-Ce, José Filho, convida o fortalezense para participar da ““II Cãominhada pelo Bem Estar do Animal”, devendo levar consigo o seu animal de estimação.

Ao falar sobre o abandono de animais, o presidente José Filho invoca o famoso pintor Leonardo da Vinci, citando uma de suas frases sobre animal: “Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade”.

Os estudantes Adam Leal Lima, Aline Maia e Camila Minuz Cavalcante, que cursam o quinto semestre da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao falarem sobre a profissão de médico veterinário, disseram que o mercado é amplo e comporta todo mundo. Explicaram que o curso conta com muitas áreas de conhecimento e que em cada uma delas o mercado é promissor. Citaram algumas das áreas, como laboratorial e de pesquisa, as clínicas e pequenos e grandes animais, comportamentos para quem escolhe trabalhar em haras, área de saúde pública, que engloba inspeção de produtos de origem animal, extensão rural que trabalho com inclusão social, melhoramento genético de animal, entre outras.

A solenidade de abertura da Semana do Médico Veterinário foi presidida pelo Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, e contou com a presença do deputado Cirilo Pimenta, da representante do Ministério da Saúde, profa. Dra. Ana Nilce Silveira Maia Elkhoury, do vice-reitor Antônio Gomes Neto, do presidente do CRMV-Ce, médico veterinário José Filho, diretor da FAVET, prof. Célio Garcia, pró-reitores, representantes de entidades da área de veterinária, professores, estudantes e convidados.

Contatos: presidente do CRMV-Ce, prof. José Filho 9219-4154; diretor da FAVET, prof. Célio Garcia 8773-1880