Semana Universitária realiza Seminário sobre questões raciais

20 de novembro de 2012 - 19:11

Foi realizado agora à tarde, das 14h às 16h30 o I Seminário de Políticas Afirmativas: Reflexões sobre Acesso e Permanência na UECE, realizado pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (NUAFRO), como parte da programação da XVII Semana Universitária.

O Seminário foi composto de duas palestras. A primeira foi sobre “Políticas de Ações Afirmativas: cotas sociais e raciais na garantia de Justiça e Inclusão Social” e teve como palestrante o professor Josenildo de Jesus Pereira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sendo debatedora a professora do Curso de Serviço Social da UECE, Zelma Madeira.

A segunda palestra do Seminário realizado no Dia Nacional da Consciência Negra foi sobre “Religiões de Matriz Africana e a implementação da Lei 10.639/2003”, proferida por Doté Balbino do Carmo Cabral e o debatedor foi Linconly de Jesus Alencar.

Para finalizar a programação de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra haverá uma apresentação do Maracatu Reis de Paus, que sairá em cortejo a partir do prédio da Reitoria e seguirá pelas ruas do Campus do Itaperi.

A data também é feriado em mais de 400 municípios, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na divisa entre Alagoas e Pernambuco.

O Dia 20 de novembro é  uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que tornou-se o líder mais famoso do quilombo por ter lutado contra a opressão portuguesa e morreu em 20 de novembro de 1695.