Nina, ferramenta para denúncia de assédio em transporte público, será apresentada na Uece

19 de fevereiro de 2019 - 16:58 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) receberá na próxima sexta-feira (22/02), às 13h, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Campus Itaperi, a palestra “Nina” – tecnologia que rastreia casos de assédio no transporte público. A palestra será proferida pela empreendedora social e criadora da Nina, Simony César.

O evento será realizado pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, por meio do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH), com o objetivo de ajudar a população a denunciar casos de assédios e, também, falar sobre o empreendedorismo social.
O evento tem como público alvo alunos da Uece e, principalmente, mulheres usuárias do transporte público. Para participar, basta chegar ao local no dia e no horário da palestra.

Simony César nasceu e cresceu em um dos bairros mais pobres de Recife, onde estudou Design e Publicidade e Propaganda. Filha de cobradora de ônibus, em 2016, decidiu aliar vivência, necessidade e conhecimentos para fundar a Nina.

Seu trabalho foi indicado pela Academia Brasileira de Ciências ao BRICS Young Innovator Prize 2018, onde concorreu com cientistas de diversos países. Ficou entre as cinco melhores startups de impacto para mobilidade em cidades no Desafio InoveMob, promovido pela Toyota Mobility Foundation e WRI Brasil.