Natal é tema de vídeos do projeto Ao pé da letra, do Cetros/Uece

29 de dezembro de 2020 - 12:09 #

 

O projeto “Ao pé da letra” lançou nos dias 24 e 25 de dezembro dois episódios especiais de fim de ano no canal do YouTube do laboratório Cetros/Uece.

“Oração ao nosso tempo ou uma oração para este Natal” é a crônica da escritora e professora da Unilab Vania Vasconcelos. A autora reflete sobre como a pandemia da Covid-19 impôs uma nova experiência do tempo e traz à tona a crítica do caráter mercantil desse importante evento da cristandade, reivindicando o genuíno significado da história do menino de Belém – de fraternidade, de solidariedade e de busca da justiça social.

Para a escritora, 2020 se encerra com solenidade triste por causa da pandemia e de vários acontecimentos que afogaram o Brasil em retrocessos. Para ilustrar a crítica de Vasconcelos, a editora e designer gráfica Richelly Barbosa inseriu no vídeo uma tela em aquarela do artista plástico Walber Feijó, que remete a Gerge Floyd (Estados Unidos) e a João Pedro (Brasil), vítimas da violência com motivação racista.

A trilha sonora de Eugenio Leandro atribui maior profundidade ao texto e à intepretação de Talita Espósito. A melodia suave e pesarosa é uma verdadeira oração ao nosso tempo, como é a crônica, e um sopro de alívio para as dores desse ano, como o “Vento Aracati”.

No segundo vídeo intitulado “Um conto de Natal”, o projeto apresenta peça escrita pelo professor Epitácio Macário. A peça, dedicada à memória de seus pais, consta de seu livro “Estações” publicado em 2016 pela Imprece Editora. O texto retrata a coragem e a cumplicidade de uma família pobre dos sertões do Ceará que compartilha os sofrimentos do pai em angustiante crise de asma na véspera do Natal.

O cuidado, o carinho, a solidariedade vão se misturando com os chás, a fumaça de incensos e cacas de árvores queimadas no fogareiro e vão dando o tom da recuperação do paciente. Aos primeiros raios da manhã seguinte, o pai e a mãe já estão de pé, acedendo o fogão a lenha para fazer o café trazido da cidade pelos filhos mais velhos. Debaixo das redes das crianças, há presentes: pães e chinelas japonesas.

O texto foi adensado com expressivas ilustrações do artista plástico André Dias que retratam, sob o olhar dele, as cenas narradas pelo poeta Elias de França. A comovente melodia arrancada às cordas do violão de Heriberto Silva dá um tom mais grave a toda a situação para, ao fim, rebentar em alegria de um “chorinho” de esperança.

Acesse o episódio “Oração ao nosso tempo ou uma oração para este natal” aqui
Acesse o episódio “Um conto de natal” aqui.