Na solenidade de diplomação de mestres e doutores os discursos deram o tom

12 de agosto de 2009 - 10:52 #

ColaçãoFoi uma solenidade onde o grande homenageado foi o conhecimento. Ganhou a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mais ainda, a sua comunidade acadêmica. Assim foi a solenidade, realizada na última sexta-feira (07/08), para a diplomação de 228 Mestres e 10 Doutores. Os discursos, como o do Reitor da UECE, Assis Araripe, e da oradora docente, professora Iúta Lerche Vieira, deram o tom da festa. O Reitor, ao falar, ressaltou a “importância do evento para a Instituição, pois é uma forma de devolver à sociedade aquilo que nos foi fornecido”. Um dos destaques da festa foi a diplomação do primeiro Doutor do Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Observou ainda o Reitor, em seu discurso, que “percebe-se, neste momento, que a UECE tem proposta honesta, de significado imensurável. Tivemos a preocupação de recuperar a autoestima dos professores, alunos e servidores”. O Reitor Assis Araripe deu ênfase a Faculdade de Veterinária (FAVET) e lembrou que é a terceira instituição, no país, a realizar pesquisas com tecnologia de última geração, citando como exemplo as pesquisas com os caprinos transgênicos.

Segundo o Reitor Assis Araripe, que presidiu a cerimônia, a UECE tem cumprido amplamente seu papel junto à comunidade cearense, levando a Universidade a assumir um novo perfil docente, em condições de competir com qualquer Instituição de Ensino Superior. A coordenação do evento foi da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

A cerimônia de Diplomação teve como oradora docente, a professora Iúta Lerche Vieira, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada, e como orador discente, Ralph Santos Oliveira, concludente do Doutorado em Biotecnologia. Os 238 concludentes são dos cursos que pertencem aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED) e da Faculdade de  Veterinária (FAVET).

A solenidade de diplomação de mestres e doutores contou com a presença de cerca de 600 pessoas, entre formandos, familiares, professores da UECE e convidados. Compareceram à cerimônia o Vice-Reitor, Antonio de Oliveira Gomes Neto, o prof. Antonio da Pádua Valença da Silva, Chefe de Gabinete, Pró-Reitores, Diretores de Centros e Faculdades, professores, servidores.

Veja na íntegra o discurso da oradora docente, professora Iúta Lerche Vieira.