Na Semana Universitária Minicurso debate como megaeventos transformam as cidades em mercadoria

20 de novembro de 2012 - 18:41 #

“A cidade do espetáculo e o espetáculo na cidade: os impactos das obras da copa nas comunidades no entorno do Estádio Castelão em Fortaleza” foi o tema do minicurso realizado na manhã desta terça-feira (20/11), no bloco J do Campus do Itaperi. Com objetivo de problematizar como Fortaleza, a cidade-espetáculo, vem sendo vendida no mercado dos megaeventos nacionais e internacionais, o minicurso discutiu o trabalho da pesquisa desenvolvida polo grupo de estudantes do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e do Laboratório de Pesquisas e Estudos (LAPESS).

A cidade-espetáculo, em 2010, foi divulgada como uma das principais sedes para a copa de 2014, sendo criada pela indústria do turismo e por setores do poder público uma imagem mística de lazer, cultura, humor, das belezas naturais, a partir de uma série de atividades que geralmente produz somente a ilusão de um cenário e de um espetáculo, pois a realidade é metamorfoseada com o intuito de seduzir e de fascinar, afirmaram as monitoras do minicurso, Tuany Abreu de Moura e Ingryd Melyna Dantas.

A pesquisa realizada pelos estudantes do curso de Serviço Social abordou três pontos importantes: a Venda da Cidade; os Megaeventos; e a Copa do Mundo. Nesse contexto, foram analisados os principais impactos das obras para a Copa de 2014 nas comunidades do entorno do Estádio Castelão, em Fortaleza, e compreender como o processo de intervenção do poder público no Estádio Castelão tem modificado o modo de vida dessas comunidades. Outro ponto importante foi o debate sobre a resistência dos Comitês Populares da Copa.

Durante o evento foi exibido um histórico sobre como era Fortaleza, com enfoques das décadas de 1960, 1970, 1980, até os dias de hoje. Coordenado pela professora Aurineida Maria Cunha, com doutorado em Serviço Social, o minicurso contou com a participação de estudantes dos cursos de Geografia, Serviço Social, Administração e Pedagogia.