Na FACEDI, ao redor do fogo, a cultura vira história e cantoria

24 de junho de 2010 - 15:01 #

Com o evento “II Contos e Cantos ao Redor do Fogo”, a Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), a 130 km de Fortaleza, abre na próxima quarta-feira (30/06), as comemorações juninas de 2010. Esse colóquio intelectual é só o começo da “festança”, que receberá de braços abertos, a quem lá chegar. O cordelista, para reverenciar a noite de São Pedro, caprichou no convite e as atrações vão da contação de histórias, apresentação do coral e de quadrilha junina, visita à casa temática, cantos e cordéis, barracas com comidas típicas, folguedos, forró pé de serra e muito mais.

O “II Contos e Cantos ao Redor do Fogo” é uma iniciativa do Núcleo de Artes Cênicas (NACE) e do Coral EnCantando da FACEDI, ambos, formados pelos segmentos da Faculdade e membros da comunidade. O evento representa um momento significativo no que diz respeito à valorização e à ressignificação da cultura popular, o que pode favorecer substancialmente a consolidação de processos identitários das pessoas, trazendo á tona o sentimento de pertença em nosso contexto sócio-cultural. Além disso, esse evento vem acrescentando à formação dos professores e estudantes, um ingrediente essencial, a valorização da própria história como algo pulsante e capaz de fazer refletir e sentir as raízes culturais neles mesmos.

Em sua segunda edição, o II Cantos e Contos ao Redor do Fogo terá uma rica diversidade de atrações que irão alegrar e iluminar a noite e os corações dos convidados. Segundo o diretor da FACEDI, prof. Petrônio Souza, o evento tem como objetivo resgatar as manifestações da cultura popular local e festejar o período junino, buscando a integração das comunidades da FACEDI e do município de Itapipoca, além de fortalecer o imaginário popular, enfatiza professor Petrônio. Lembra ainda, que a iniciativa favorece a formação artística cultural dos alunos e amplia o espaço de apreciação, produção, expressão das habilidades artístico culturais da comunidade facediana, bem como a preservação da memória relacionada às tradições populares.

Outro ponto positivo que o diretor da FACEDI leva em consideração ao realizar esse tipo de evento é a iniciativa de se festejar o período junino. Com isso, estimula-se a integração entre funcionários, alunos e professores dos diferentes cursos e membros da comunidade de Itapipoca, além de contribuir para fortalecer a imagem da FACEDI.

Contato: Diretor da FACEDI, prof. Petrônio Souza, fone /fax (88) 3673-7051