Músico cearense formado na UECE brilha em turnê pelo Sul

18 de outubro de 2011 - 16:15 #

O músico José Wellington Sousa de Castro, 23, nasceu em Pindoretama, pequena cidade do interior do Ceará, a 45 km de Fortaleza, acaba de realizar, com sucesso, uma turnê pelo Sul do Brasil. A sua viagem começou por Porto Alegre, Rio Grande do Sul, quando participou, na última sexta-feira (14/10), na Casa de Cultura Mário Quintana, por ocasião do Encontro Nacional de Compositores Universitários, apresentando a composição “Valsa dos Dragões” (sax e piano).  Foi um sucesso, que se repetiu nesta segunda-feira (17/10), no Rio de Janeiro, Teatro João Caetano, na XIX Bienal Brasileira de Música Contemporânea, com a composição “Tormenta” (Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense).

José Wellington iniciou seus estudos musicais em 2000, quando ingressou na Banda de Música de Pindoretama, tocando trombone. Viajou com esse grupo, em 2002 e 2006, para Hamburgo, na Alemanha, onde fez apresentações no Duckstein Festival, Summer Jazz Festival Pinneberg, Fifa Fan Fest, Altonale, Kieler Woche, Wine Fest Pinneberg. Ganhou o prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Banda de Música do IV e V Editais de Incentivo ás Artes da Secretaria de Cultura do Ceará.

Em 2007, ingressou no curso de bacharelado em composição da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com o professor Doutor Alfredo Barros. No ano seguinte, foi assistente de arranjos de seu professor na produção musical no espetáculo “Reino”. Seus arranjos e composições já foram tocadas por grupos da Bélgica, Colômbia, França, Estados Unidos e Itália. Atualmente faz arranjos e composições para a Orquestra Contemporânea do Ceará, grupo que lhe serve como laboratório para suas experiências musicais.

Fonte / Informações: Welligton Sousa – compositor e arranjador
welligtonsousa@welligtonsousa.com