Mulheres Negras nas Ciências é tema de exposição de alunos de Ciências Biológicas

9 de agosto de 2019 - 14:13 # # # #

Ao passar pelo corredor central do campus Itaperi, é impossível não perceber a produção organizada pela turma do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Sob a coordenação do professor Nivaldo Aureliano Leo Neto, os estudantes realizam, até o próximo dia 14 de agosto, a Exposição Mulheres Negras nas Ciências.

De acordo com o docente, a exposição “nasceu de um esforço coletivo de diversas mãos, olhares, visões, sentimentos e sugestões para enfrentar a narrativa histórica hegemônica que tem colocado os homens e brancos como os grandes produtores de conhecimentos de diversas áreas das Ciências”.

A exposição é uma atividade da disciplina Prática como Componente Curricular I, que apresenta como ementa e objetivos específicos de sua composição a necessidade de repensar as formas de ensinar e os meios para a aprendizagem das competências específicas relacionadas às áreas de Ciências e de Biologia do Ensino Fundamental e Médio.

Professor Nivaldo Caju, como é chamado, explica um pouco mais sobre a exposição. “Por meio de conceitos das Ciências, apresentamos temáticas que tratam a diversidade dos seres humanos em relação a cor de sua pele e ao tipo de cabelo, percebendo que isso não diz quem é bom ou ruim… Sobretudo, lidamos com o racismo e o sexismo enquanto caso de saúde pública”.

De acordo com o estudante da turma de Ciências Biológicas, Gabriel Silva de Melo, a atividade “traz uma abordagem pedagógica antissexista e antirracista dentro das Ciências Biológicas. Expomos a atuação das mulheres negras nas Ciências e também falamos sobre a negritude no geral, sobre, por exemplo, a formação do cabelo crespo, o histórico dos tipos de penteados, e também retratamos histórias de cientistas famosas que são mulheres negras e que se destacaram apesar das dificuldades”.

No espaço são também apresentadas histórias de vida de oito mulheres cientistas negras. Uma instalação com as fotos enviadas por estudantes mulheres (cis ou trans) dos cursos de Ciências Naturais também compõe a cena sobre a representatividade da mulher negra em espaços de produção de conhecimento.

Para a aluna Amanda Rayane Mota Barros, a escolha do tema é de suma importância. “Apesar de para alguns não parecer muito, dentro das Ciências existe um ambiente muito machista, onde se fala muito de cientistas homens, esquecendo as mulheres cientistas. Essa representatividade é muito importante para que as mulheres negras possam se ver e se reconhecer, por isso escolhemos esse tema”.

Os materiais criados constituirão acervo do curso de Ciências Biológicas da Uece, servindo como elementos para a condução de sequências didáticas ao longo das práticas de estágios supervisionados nas escolas e/ou outras atividades extensionistas.

Com isso, segundo o professor responsável pela atividade, a turma colabora para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para a Lei 10.639/03 (atualizada posteriormente pela Lei 11.645/08). “O Ensino de Ciências e Biologia também possui responsabilidades para uma educação antirracista”, finaliza Nivaldo.

Exposição Mulheres Negras nas Ciências
Quando: De 7 a 14 de agosto de 2019
Onde: Corredor Central da Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi

Curadoria (Integrantes da disciplina Prática como Componente Curricular I):
Amanda Rayane Mota Barros

Responsável pela disciplina
Professor Dr. Nivaldo “Caju” A. Léo Neto

Colaboradoras
Profa Aia Oro Iara (Prof Msc. Larissa Isidoro IF-Cidade de Goiás/GO – Doutoranda em Artes e Cultura Visual)
Profa Kelly Meneses (Prof da Educação Básica e Prof Msc. da UNEB – Senhor do Bonfim)