Muitos motivos para festejar o Dia 12 de outubro

9 de outubro de 2012 - 16:34

 

 

Em 12 de outubro motivos não faltam para celebrações diferentes. É o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, razão pela qual é feriado nacional. Comemora-se também, como pais e criançada bem o sabem, o Dia das Crianças.

 

 

Vale esclarecer que o Dia da Criança foi criado oficialmente no Brasil por um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1924. Para a Organização das Nações Unidas, porém, a data universal para comemorar é 20 de novembro, quando foi assinada a Declaração dos Direitos da Criança.

 

 

 

 

 

Foto: Unicef

 

 

O descobrimento da América, pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, em 1492, também aconteceu no dia 12 de outubro.

 

E há mais motivos para festejos. Em 12 de outubro comemora-se também o Dia Nacional da Leitura. A data foi instituída pela Lei n.º 11.899, de 9 de janeiro de 2009, que prevê ainda a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) orgulha-se de oferecer cursos que ajudam promover a leitura e também dispor de uma editora,  a EdUuece, com títulos para os mais diversos gostos. Portanto, há muito o que comemorar na UECE.

O Curso de Graduação em Letras da UECE é oferecido de forma presencial, em quatro de seus campi – em Fortaleza, no Centro de Humanidades; em Iguatu, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); em Limoeiro do Norte, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), e em Quixadá, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão central (FECLESC) -, além de estar disponível no formato a distância.

A UECE conta com o Curso de Pedagogia em todas as suas unidades. Além das quatro mencionadas acima, a graduação está também disponível na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); no Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), em Tauá, e na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI).

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) dispõe de Mestrado, que tem conceito da Capes 4. O Centro de Educação (CED), por sua vez,  oferece vários cursos de especialização.  Veja a lista dos cursos aqui.

O catálogo da Editora da UECE conta com 180 títulos, desde trabalhos acadêmicos até literatura infantil, divididos em seis áreas das ciências – Agrárias, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais Aplicadas – além de Linguística, Letras e Artes e Outros.

 

Clique aqui e conheça os títulos da EdUECE.