Movimentos sociais do interior ganham Curso de Licenciatura Plena

22 de julho de 2010 - 16:24 #

Representantes de movimentos sociais e professores de Escolas Rurais dos municípios de Morada Nova (a 172 km de Fortaleza) e de Quixeré (a 212 km de Fortaleza) acabam de ser aprovados na Seleção Pública Especial para preenchimento de 50 vagas para o curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza. Participaram também da seleção representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), do Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), do Movimento dos Pequenos Agricultores Rurais (MPA) e ainda da Cáritas Diocesana. Todos bastante atuantes na Região do Vale do Jaguaribe.

Segundo o diretor da FAFIDAM, prof. Hidelbrando dos Santos Soares, o curso tem início em setembro próximo, e terá como metodologia a Pedagogia da Alternância, que prevê duas dimensões de alternância formativa integradas: o tempo-escola e o tempo comunidade. No tempo-escola, as aulas são presenciais, ou seja, nas salas de aula, e no tempo-comunidade, os alunos desenvolverão pesquisas, leituras e trabalhos de grupo, viabilizando seus estudos sem que saiam de suas localidades e são orientados pelos docentes da UECE/FAFIDAM.

A iniciativa da UECE, de interiorizar as suas ações, mostra-se presente mais uma vez, através da Pedagogia da Alternância. E para o professor Hidelbrando, o curso representa mais uma vitória dos movimentos sociais do campo, que desde a I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, ocorrida em Luiziânia, Goiás, em 1998, têm defendido um processo educativo integrado a sua realidade, sua cultura, trabalho e lutas.

O Curso faz parte do Programa de Apoio à Formação Superior em Educação do Campo (PROCAMPO). Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Superior (SESU). Na UECE, o curso foi instituído pela Resolução 705/09 do Conselho Universitário (CONSU) da UECE, em 22 de dezembro de 2009. Trata-se de um curso regular com duração de quatro anos que formará professores para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas localizadas em áreas rurais. Além do mais, responde pela formulação de políticas públicas de combate as desvantagens educacionais históricas, enfrentadas pelas populações rurais, e valorização da diversidade nas políticas educacionais.

Este novo curso origina-se a partir de proposta elaborada pelo professor José Ernandi Mendes e pelas professoras Sandra Maria Gadelha de Carvalho e Lúcia Helena de Brito, todos com doutorado, apresentada ao Edital de abril de 2008, do Ministério da Educação – MEC, por intermédio da SECAD, com apoio da SESU e execução financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na avaliação sobre a iniciativa da UECE/FAFIDAM, a coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, professora Sandra Maria Gadelha de Carvalho, observa que segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD /2004), nas zonas rurais da Região Nordeste a população de 15 anos ou mais freqüenta em média apenas 3,1 anos de estudo, enquanto nas zonas urbanas este número sobe para 6,8 anos.  Com relação a escolaridade dos professores e professoras que atuam em escolas rurais, o documento Panorama da Educação do Campo (MEC/INEP, 2007), constata que somente 21,6 de cada cem que ensinam nas séries iniciais do ensino fundamental têm formação superior, agravando-se o quadro no ensino médio, em que 11,3 que concluíram este grau nele ministram aulas.

Portanto, avalia que o Curso contribuirá de forma significativa para a melhoria dos índices educacionais nas zonas rurais tanto no que toca a formação dos educadores, como na garantia de acesso ao ensino superior a jovens e adultos do campo. Através do PROCAMPO, a UECE/FAFIDAM passa a integrar o grupo de 30 universidades públicas nacionais que conjugam esforços para reverter os índices educacionais do campo e contribuir para um projeto de desenvolvimento com equidade social no Estado do Ceará.

Contato: prof. Hidelbrando dos Santos Soares, diretor da FAFIDAM – Limoeiro do Norte, (88) 3423-6963 / (88) 3423-6962