Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas agradece apoio da UECE

22 de abril de 2014 - 11:44

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, recebeu na manhã desta quarta-feira,16 de abril, visita da coordenadora estadual e nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Jocelma Vieira, e também de outra coordenadora estadual do MLB, Anatilde Freire.

alt

A visita teve como objetivo agradecer o apoio da UECE no alcance de vitórias do Movimento e convidar o reitor a participar da mesa de abertura do IV Congresso Estadual do MLB-CE, que será realizado no dia 26 de abril, das 8h às 16h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC).

As coordenadoras solicitaram também auxílio para o aluguel de transporte para as famílias que participarão do evento, o que, prontamente, foi autorizado pelo reitor.

alt

Entenda o caso

No dia 30 de julho de 2012 cerca de 150 famílias organizadas no MLB-CE realizaram ocupação no terreno da UECE, a ocupação Margarida Maria Alves. O objetivo das famílias foi pressionar o Estado, através da Secretaria das Cidades, a entregar moradias dignas e de qualidade às famílias que vivem em áreas de risco, aluguel, co-habitação e outras formas de habitação.

No período de cinco dias em que permaneceram na UECE, as famílias tiveram toda assistência necessária, como água, alimento, ajuda policial para a segurança da ocupação, além da intermediação do reitor Jackson Sampaio na negociação com o então secretário das Cidades, Camilo Santana.

Na época foi elaborado pela Defensoria Pública, Secretaria das Cidades e pelo MLB um Termo de Compromisso, no qual a Secretaria das Cidades se comprometia a fazer 150 cadastros para a entrega de unidades habitacionais conforme liberação dos empreendimentos do Governo do Estado. Em 2014, o MLB já foi beneficiado com 33 unidades e as demais serão liberadas até o início de 2015.

Carta de agradecimento do MLB ao reitor da UECE

Programação do IV Congresso Estadual do MLB-CE

Nota de Esclarecimento sobre a Ocupação do Campus do Itaperi/UECE pelo MLB

Agradecimento da UECE aos Parceiros no Processo de Desocupação do Campus do Itaperi