Mostra Cinema pela Verdade chega à UECE

9 de maio de 2014 - 18:56

alt

Com o apoio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), será exibido segunda-feira, dia 12, às 14h, na UECEVest, o filme “Repare bem”, da Mostra Cinema pela Verdade, uma iniciativa do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça. A estudante de História da UECE, Amanda Breckenfeld, é a representante do Instituto no Ceará.

No período em que o golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil completa  50 anos, a Mostra Cinema pela Verdade volta a exibir simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação filmes que retratam este período marcante da história brasileira. Em sua terceira edição, a Mostra acontece nos meses de abril e maio, e promove exibições de filmes seguidas de debates que ajudam a provocar reflexões sobre o tema.

“Repare bem”, de Maria de Medeiros, é um documentário de 2012 que conta a história do jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri”, que morreu em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. Sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante a sua gravidez, conseguiu fugir para o Chile depois do nascimento de Eduarda. Lá, encontra seus pais exilados, os quais dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. A violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos à dispersão pelo mundo.